Fernanda Roberta e seu xodó Nick

O ‘Meu Animal, Meu Xodó’ desta semana é com o Nick, da Fernanda Roberta dos Santos Alves, de 29 anos, e da Isabella dos Santos Alves, de 07 anos.
Nick tem um ano e dois meses. Come ração Golden Plus Mini Bits e, às vezes, alguns petiscos caninos. “Mês passado, Nick teve tosse canina. Segundo a veterinária, é comum devido às variações de temperatura que estávamos tendo. Existe vacinação contra isso e é importante os cachorros tomarem, porém, muitos donos de cachorros, como eu, nem sabem que existe até que o animal fique doente”, explica Fernanda.
“Ele estava para adoção numa rede social, ainda filhote e a Isabella, minha filha, sempre me pediu um cachorro. Ela ama animais e, no dia das crianças, adotei o Nick e dei de presente para ela. Sem ela saber, mostrei a foto do Nick e dos irmãos dele e perguntei qual ela achava mais fofo. Ela o escolheu sem saber que o ganharia de presente. No dia das crianças, me entregaram ele às sete da manhã, eu o coloquei dentro de uma caixa e fomos acordar a Isa com esta bela surpresa. Foi emocionante”, relembra a mãe.
“Falamos aqui em casa que eu sou a avó do Nick e a Isa é a mãe porque as responsabilidades de cuidados com o Nick são feitas pela Isa, como, por exemplo, alimentar e trocar a água. Eu apenas ajudo no banho e levo para passear, porque ela ainda é pequena para andar com ele sozinha. Ele é tratado como um filho, é o bebê da casa”, diz.
“Andar de bicicleta é uma das coisas que mais gostamos de fazer. Desde filhote, a Isa o leva dentro da cestinha para andar de bicicleta. Conforme ele cresceu, sobrou para mim a responsabilidade de carregá-lo. Ele ama andar de bicicleta e até pede para andar, pula na bicicleta e fica chamando”, relata a mãe. “Ele também ama passear. Sempre que começamos a nos arrumar para sair, ele corre pegar a guia dele e fica andando pela casa até sairmos. Quando ele percebe que não vai junto, fica triste; ele também ama ir à feira aos domingos”, conta.
“Gostaríamos de ter mais cachorros. Temos muita dó quando vemos os cachorros abandonados; temos vontade de pegá-los, mas, infelizmente, não podemos”, diz Fernanda.
“Eu acredito muito na lei do retorno e a pessoa que tem a capacidade e coragem de machucar e fazer mal a um ser tão puro, amoroso e bondoso nem merece ser chamada de pessoa. É revoltante. Sei que esta pessoa receberá todo mal de volta e em dobro. Então, só oro a Deus para que proteja os animais indefesos de pessoas ruins e sem caráter”, diz Fernanda sobre maus tratos aos animais.
“O Nick é amado por todos, até meu marido, que não era muito a favor, se rendeu ao encanto. Nick é muito carinhoso, é um cachorro que dá gosto de ter por perto, apesar de aprontar um pouco, mas, faz parte, não deixamos de amá-lo”,diz Fernanda com carinho.
Nick é um cãozinho muito sapeca. “Já coloquei tela no portão duas vezes e o Nick sempre dá um jeitinho de arrebentar a tela ou arrumar uma nova rota de fuga. Um dia, acordei e tinha um pão de queijo duro ao meu lado na cama. Achei estranho, mas, ok, levantei e joguei no lixo. Meia hora depois, minha filha acordou e veio com um pão de queijo que estava ao lado dela na cama, perguntando se era eu que havia colocado lá; o Nick foi ao quintal de casa e trouxe mais pão de queijo, constatando o que pensávamos: foi o Nick que trouxe da rua e deixou um para cada uma de nós. Achamos surreal a capacidade dele ter deixado ao nosso lado. Entendemos como um presente que ele nos deu e isso se repetiu por algumas vezes, ele continuou trazendo pão de queijo para casa e não sei até hoje quem dava pão de queijo para ele“, recorda Fernanda.
“Uma vez, ele comeu 4 pedaços de pizza na casa da minha sogra. O Nick veio com uma borda de pizza na boca que parecia um sorriso, começaram a dar risada e não conseguiram sequer brigar com ele (risos)”, conta. “Como bom cachorro vira-lata, ele gosta de ir passear na rua, fugindo de casa e estamos trabalhando para mudar isso. Uma dica que eu quero deixar é que gravem uma medalhinha com o nome do cachorro e o número de telefone do proprietário do animal. O Nick tem e custou baratinho. Nos tranquiliza saber que se ele fugir e alguém o achar é só nos ligar que vamos buscá-lo”, aconselha Fernanda.
“Somos gratos a Deus por ter nos presenteado com o Nick. Ele torna os dias mais alegres, sem dúvidas!”, concluem Fernanda e Isabella, com muito amor e carinho.