Festa Junina: com que roupa eu vou?

Está aberta a temporada de festas juninas e a oferta de arraiás é cada vez maior. É hora de tirar do armário aquela camisa xadrez que ficou guardada o ano inteiro.
A Festa Junina é uma das mais gostosas e esperadas do país, porque, além das comidinhas típicas, que a maioria ama, é friozinho, tem quadrilha, fogueira, correio elegante e muita animação.
Não existe regra para se vestir, o que importa é se divertir. Você pode optar por criar um look tradicional de festa junina, alugar trajes (vestidos) caso participe da quadrilha ou de alguma dança, customizar suas peças com retalhos em xadrez, rendas e muitas cores, pode ir mais discreta com calça jeans e uma camisa xadrez ou pode ir de cowgirl, adotando até o chapéu.
Se você não pretende comprar um vestido de festa junina pronto, você pode personalizar seu look com roupas que você tem em casa e adaptar o visual ao que a ocasião pede. Veja ideias que você pode aproveitar. Separei alguns estilos, é só escolher o que mais combina com você, adaptar ao seu guarda-roupa e incorporar ao seu estilo:

Caipira chique
Se vestir de caipira não significa usar roupas bregas. O figurino pode (e deve!) ter muito estilo. Aqui o xadrez é protagonista e pode aparecer em vestidos, saias, camisas, casacos, croppeds, etc.. Você pode aproveitar o que já tem em casa e estilizar com apliques divertidos. O segredo é dar um toque glam e bem colorido na produção!

Xadrez + jeans + botas
Aposta certeira é combinar: xadrez com jeans e bota. Este look fica perfeito para qualquer ocasião. Para dar um toque caipira à produção, aposte nos apliques de tecido e uma boa miscelânea de estampas coloridas.
Se tiver tiras de tecidos florais, rendas, fitas ou lantejoulas em cores vistosas, vale a pena aplicar formando corações, retalhos aplicados.
Caso não queira usar o xadrez, a dica é optar por uma camisa jeans ou até mesmo um tom neutro ou estampado. Combine com saia ou short jeans detonado com meia-calça colorida. Outra dica para dar o toque caipira é usar algum acessório, como um lenço amarrado no pescoço.

 

Meia-calça colorida
Se for usar saia ou short, aposte na meia-calça colorida ou estampada, que está na moda, e crie um visual super

Por Mariana Arruda Simoni
Mestre em Design, Designer, Consultora e Produtora de Moda e Estilo Pessoal
mariana.as@uol.com.br

descontraído.

Cabelos
O chapéu de palha cai bem na produção e as tranças fazem o par perfeito. Coloque um lenço estampado acima da aba e, com os cabelos divididos em duas trancinhas, uma de cada lado, o look já está pronto.
Outra opção para os cabelos são as maria-chiquinhas, que podem ser presas com elásticos coloridos ou mesmo fitinhas e laços, tranças embutidas, laterais, aqui vale tudo. Flores também estão em alta, pode ser uma só em uma lateral ou uma coroa de flores.

Maquiagem
Diferente do tradicional, o make caipira permite dar uma leeeeeeeeve exagerada. Aposte nas cores fortes para a sombra, como o vermelho, o alaranjado, o pink, o azul ou mesmo o verde, e não precisa necessariamente ser no mesmo tom da sua roupa.
Após passar a sombra, aplique um pouco de glitter nas pálpebras e também na região abaixo da sobrancelha. Para realçar o olhar, vale insistir nos cílios postiços.
As famosas sardas nas bochechas podem aparecer de maneira discreta ou não. O blush é essencial! Ele deve cobrir as maçãs do rosto e ter o formato de um círculo. Para o batom, use e abuse.
Aposte na criatividade e crie um look bem colorido para curtir as festas juninas. Divirta-se e festeje bem. Lembre-se de usar peças confortáveis e que possibilitem pular, abaixar, correr e dançar bastante.
Bom arraiá pro cês!