Fieis de Cosmópolis se movimentam para o Dia de Nossa Senhora Aparecida

Nesta sexta-feira, 12, o feriado de Nossa Senhora Aparecida movimenta a cidade de Cosmópolis com fé e devoção católica. Há anos, fieis caminham e realizam carreatas em nome da fé e, após percorrerem juntos várias ruas da cidade, se encontram no Ginásio de Esportes do município para uma missa e celebração final.

Tradição
Ailton José Cunha Claro é um dos responsáveis pelos eventos da igreja católica e está sempre envolvido na agenda da paróquia que congrega. “Este ano, é o 19º encontro dos devotos de Nossa Senhora Aparecida. Há 19 anos, estamos mantendo a tradição de elevar a sua imagem, seja em trio elétrico, caminhão de bombeiros ou sobre alguma caminhonete mais alta e seguindo o percurso”.

Muitos fieis
De acordo com ele, o número exato de pessoas que participam é difícil de acertar, porém, ele afirma que “é muita gente, alguns na ‘carreata’, outros na ‘caminhada’, mas todos juntos. Porém, na missa final, no Ginásio, ouso dizer que se reúnem pelo menos 5 mil fieis todos os anos”.

Percurso
Todos os anos, as pessoas saem ou a pé, ou em forma de carreata da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, que fica localizada na Rua 1º de Janeiro. De lá, o percurso se entende ao passar por todas as paróquias da cidade até partirem para o Ginásio. Segundo Ailton, o início costuma ser a partir das 15 horas, dura uma média de três horas e chega a 16 km.

A missa
“Geralmente, a missa é celebrada pelo padre da nossa paróquia (Padre Antonio), mas, neste dia, todos os outros padres da cidade costumam celebrar com ele”.

Programação
Dia 11 (quinta-feira) Procissão das Luzes (trazer velas) após a missa, que tem início às 19h30
Dia 12 (sexta-feira)
06 horas – Alvorada Festiva – Solene Ofício da Imaculada Conceição
11h30 – Consagração à Nossa Senhora Aparecida
14 horas – Concentração para carreata na Praça Monsenhor Rigotti
15 horas – Saída da carreata e caminhada passando pelas paróquias da cidade, seguindo ao Ginásio de Esportes
18 horas – Missa solene no Ginásio de Esportes

Programação Social
13 e 14 de Outubro – Tradicional Quermesse