Você sabe o que é o filtro de combustível? Para que serve? Sabe quando está na hora de substituir o seu?
O mecânico automotivo Adriel Nogueira de Azevedo explica que “o filtro de combustível, um item bem importante do veículo, e relativamente barato, tem a função de filtrar as impurezas contidas no combustível, provenientes de poeiras, ferrugem e resíduos acumulados no transporte e armazenamento do combustível”.
O que essas impurezas podem ocasionar?
“Essas impurezas podem causar danos ao sistema de alimentação da injeção eletrônica, como, por exemplo, o entupimento dos bicos injetores. E em carros mais antigos, podem gerar entupimento no carburador. Por esse motivo, é importante ficar atento com prazo de validade do filtro de combustível”, esclarece.
Quando é necessária a troca?
“Para saber quando deve se fazer a substituição, é preciso conferir a recomendação do fabricante, disponível no
manual do veículo. Caso não tenha o manual em mãos, a troca é indicada a cada 10 mil km rodados. Mas, tenha em mente que a qualidade do combustível e as condições de limpeza do tanque podem interferir na vida útil do filtro. Ou seja, dependendo dessas condições, a troca deverá ser realizada antes da quilometragem recomendada pelo manual do veículo. Para evitar que todas as impurezas que se encontram no tanque sigam em direção ao motor, evite esperar que o combustível atinja a reserva, pois é lá que se encontram esses sedimentos sólidos”, aconselha o especialista.
Sinais que é necessária a troca
“Caso o filtro esteja comprometido, basta um pouco de atenção para os sinais de falha que o veículo irá apresentar: dificuldade na aceleração, marcha lenta irregular e consumo elevado de combustível são os exemplos mais comuns. Existem diferentes tipos de filtros, que atendem características específicas de cada veículo. Eles variam conforme o tipo de combustível, eles podem ser: blindados, de lã ou papel. A troca do filtro de combustível requer conhecimento técnico. Então, depois de comprar um filtro novo, o ideal é contar com o suporte de um mecânico de confiança para garantir a aplicação correta”, conclui Adriel.