Os dias mais quentes do ano estão se aproximando, e a frequência do uso do ar condicionado e de ventiladores dentro de casa aumenta. Porém, não só em casa, mas no carro, o motorista também quer se sentir confortável e recorre ao ar condicionado automotivo. Assim como o que temos nas residências, o aparelho possui um filtro para tornar o ar mais limpo e livre de impurezas.
De acordo com o técnico mecânico Eduardo Simões Bragalha, a função do ar condicionado automotivo nada mais é do que filtrar o ar que vem das ruas, retirando as impurezas, como partículas de poeira, sujeira e a própria poluição vinda dos veículos automotivos.
Processo de filtragem
“A partir do momento que você liga o ar condicionado, o ar externo entra no carro, passa pelo filtro, que faz o processo de ‘filtragem’, como o nome diz, para retirar as impurezas; depois, esse ar externo se mistura com o ar do compressor, que é o que faz gelar, e vai para dentro do carro”, explica o profissional.
Troca
“Não há prazo de quilometragem estabelecido para realizar a troca do filtro de ar condicionado; tudo vai depender da forma com que ele é usado. Por essa razão, é fundamental a checagem periódica a cada 10 mil km”, recomenda o especialista.
Eduardo também explica que a vida útil do filtro do ar condicionado também depende de como ele é utilizado: “por exemplo, se o motorista pega muito engarrafamento, ou se anda muito por estrada de terra, a probabilidade de o filtro entupir e precisar ser trocado é bem maior”, observa ele.
O filtro vencido ou estragado não barra a entrada de impurezas e de cheiros que vêm da rua para dentro do carro, impedindo, muitas vezes, o fluxo de ar. “O perigo de um filtro danificado é para a saúde do motorista e dos passageiros, já que, além de todas as impurezas que vêm de fora, o aparelho pode acumular bactérias e fungos, e causar doenças”, alerta.
Portanto, os sinais que indicam que está na hora de trocar o filtro são:
• Cheiro desagradável ao ligar o ar-condicionado;
• Cheiro de mofo;
• Diminuição de força da ventilação.
A troca do filtro e a higienização, segundo o profissional, custa entre R$38 a R$60. “Contudo, alguns carros com sistema mais complexo exigem mais tempo de mão-de-obra; assim, os preços podem atingir os R$100”, finaliza ele.