Fim de ano pode trazer à tona sofrimento psíquico

É um momento onde, muitas vezes, podemos nos deparar com perdas e expectativas frustradas ao longo do ano.

Natal, fim de ano… Para algumas pessoas, pode ser um momento de tristeza profunda. Para outras, pode ocorrer um sentimento de desamparo e desânimo passageiro. Nesta época do ano, é cada vez mais comum o relato de pessoas que sentem e vivem o clima natalino e de fechamento de ciclo desta forma. Até aí, o que é momentâneo pode ser considerado natural e cíclico. O problema começa quando esses sentimentos se manifestam sistematicamente e passam a comprometer a saúde mental durante o ano todo.
A Organização Mundial da Saúde define o conceito de saúde mental como o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades.
Poder reconhecer que há uma série de fatores de risco para a saúde mental e que manifestações psicoemocionais podem aparecer em todos os estágios da vida, desde a mais tenra infância até a velhice, é importante para o início do enfrentamento da situação.
Podemos citar alguns fatores de risco mental: desnutrição, maus-tratos, traumas, violência doméstica, baixa autoestima, dificuldades econômicas, discriminação, criminalidade, doença física, um luto.
Nesta época de fim de ano, de período festivo e de reflexão, recebemos muita informação, de diversas fontes, a respeito de família, comunhão, união, amizades. É um momento que, muitas vezes, podemos nos deparar com perdas e expectativas frustradas ao longo do ano. Este período também pode ser propício para um balanço a respeito do ano que passou e, nem sempre, o indivíduo com mais riscos para desenvolver um transtorno depressivo, ou que já esteja passando por um episódio depressivo, poderá sentir esta fase de forma muito mais intensa, inclusive, com muita dor e sofrimento.
Mais do que nunca, o apoio familiar é fundamental, tanto no sentido de estímulo para o tratamento, como para evitar que esta pessoa fique sozinha e isolada, o que poderia agravar o quadro.

 

Dra. Renata e Dr. Leonardo Kowalesky
Dr. Leonardo Kowalesky CRM 137295
Dra. Renata Kowalesky  CRM 140080