Fim dos tempos

Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará, mas aquele que perseverar até o fim será salvo. Mateus 24:12,13

Todos alimentamos curiosidade quanto ao amanhã. A natureza humana almeja saber o que acontecerá nos dias, meses ou anos que se seguem. Deus atendeu essa nossa necessidade ao revelar de antemão na Sua palavra, os acontecimentos futuros. As profecias bíblicas nos dão um vislumbre dos acontecimentos vindouros. Não conhecemos todos em detalhes, mas há informações suficientes para termos uma ideia geral do que está para acontecer.
As muitas profecias bíblicas sobre o fim dos tempos percorrem as páginas da história. Apontam para a apostasia religiosa, para pestes e guerras, para o caos, para o aumento da corrupção e da instabilidade mundial. Já não somos mais uma sociedade predominantemente cristã, os símbolos do cristianismo ainda permanecem, mas os corações e almas foram poluídos pela atração secular de uma existência independente de Deus.
Fica cada vez mais evidente que as pessoas estão procurando sentido e propósitos para vida nos piores lugares possíveis. Dessa maneira, tudo leva a crer que estamos cavando aquela que pode ser a última trincheira na defesa do cristianismo. Este bombardeio começou como uma profunda negligência para com os ensinos da Bíblia, afinal de que melhor maneira enfraquecer o evangelho do que incutindo nas mentes humanas que seria possível viver como se Deus não existisse?
Vemos evidências dessa negligência em todas as formas de arte, música, literatura e até nas igrejas. Muitos artistas, escritores e até pregadores vivem desprovidos de valores espirituais, não demonstrando por eles interesse algum, ignorando as verdades bíblicas com a preocupação de não desagradar as maiorias.
O grande orador romano Cícero disse certa vez: “é impossível conhecer a verdade e não ser responsabilizado”. Mesmo assim, hoje em dia, encontramos milhões de pessoas que percebem algo errado mas não se dispõem a tomar uma atitude para combater.
Muitos culpam os governantes pelo estado lamentável das coisas, mas o povo mesmo é que permitiu que se chegasse a esse ponto. A verdadeira raiz da decadência humana é mais espiritual do que moral. O resultado é a degeneração em todas as áreas em que o ser humano está inserido, seja na economia, na política, na religião, ou na vida pública em geral.
O problema dessa geração é que negligenciamos totalmente os valores espirituais para nos concentrarmos na busca de objetivos materiais e temporais que nunca satisfarão a alma. Alguém já disse que um dos males de nossa geração é que priorizamos os corpos esbeltos em detrimento das mentes flácidas e almas sedentárias.
Vivemos num mundo de pessoas deprimidas, que violaram as leis Divinas, por isso sofrem as consequências da culpa, da perplexidade e do senso de vazio, gastando a vida e o dinheiro que possuem em busca de coisas que não as satisfarão. Isso é consequência do pecado. Pecado é a transgressão das leis de Deus.
Quando uma pessoa faz o que acha certo aos seus olhos, sem se importar com a vontade de Deus, na verdade, declara não se importar com o que Deus pensa sobre aquilo. A bíblia adverte: “A justiça exalta as nações, mas o pecado é o opróbrio (maldição) dos povos” PV 14:34.

Edwil Vagner Borçatto – Pastor. Local da Igreja Cristã da Trindade