Finados: a difícil missão de lidar com a saudade dos entes queridos

No próximo sábado (02), é celebrado mundialmente o Dia de Finados. Nesta data, muitos familiares e amigos visitam os túmulos de entes queridos em sinal não apenas de saudade, mas, também, como forma de manter a memória e o carinho pelas pessoas que já não estão mais entre nós.
Sueli Aparecida Paes de Campos visita o túmulo do pai todos os anos. “Este é o dia deles [dos mortos], é um dia para nos recordar com alegria e muita saudade das pessoas que amamos. Meu pai foi exemplo de vida para mim e para minha família. Então, faço questão de vir todos os anos, dedicar flores e guardar com amor sua memória”.
No cemitério local, todos os anos, missas são realizadas na capela ecumênica para recepcionar os familiares, visitantes e fieis. Três horários especiais de missa aguardam pelo público: às 07 horas, às 08h30 e às 10 horas.
Mesmo três dias antes do dia 02 de novembro, foi possível notar muita movimentação no cemitério local, onde familiares ou pessoas que prestam exclusivamente este serviço limpam, organizam e decoram com flores as sepulturas dos entes queridos.
Vale lembrar que o cemitério local funciona normalmente das 07h às 17h. Porém, no próximo sábado, 02, em decorrência do feriado específico de Finados, o expediente se estenderá das 07h até às 18h.

Aquisição de terreno
Para o sepultamento de um falecido, o processo mostra-se um tanto burocrático. O espaço cedido dentro do Cemitério Municipal é propriedade da Prefeitura de cada cidade, que o disponibiliza por um preço em específico (em torno de R$ 1.500,00, no caso de Cosmópolis).
O processo de aquisição do espaço é feito com os responsáveis pelo Cemitério Municipal, onde as coordenadas com relação à instalação de lápides e túmulos também são dadas.
Caso o familiar não possua condições de pagar pelo espaço no momento, a Prefeitura cede o mesmo por 3 anos, gratuitamente. Ao final do prazo, os familiares podem pagar para manter o ente no local, ou ele é retirado de lá.
A instalação dos túmulos e lápides pode ser feita apenas por profissionais cadastrados pela Prefeitura dentro do serviço em questão; seja ele de pedreiro, marmoraria, etc. A compra dos utensílios para enfeite do túmulo é feita pelo familiar, este que contrata pessoas autorizadas pelo setor público para colocação do mesmo.

Muitos anos de trabalho
Pereira, como prefere ser chamado, é coveiro no cemitério municipal de Cosmópolis há mais de uma década e comenta sobre o feriado. “A movimentação começa na mesma semana, muitas visitas, limpeza e, para o feriado, muitas flores. Além dos túmulos dos entes queridos, também visitam os mais populares: o túmulo onde há a foto de uma jovem noiva; a área dos falecidos vítimas da Peste Bubônica no século passado; entre outros aonde as histórias vão se tornando lendas locais”.