Fisioterapia após a Covid-19

Ela pode ser feita no próprio domicílio, aonde adaptamos recursos da própria casa e também aparelhos específicos

Dra. Raquel Ferreira Fisioterapeuta Crefito-157609 Tel. : 19 99177 6759 Atendimento Interclínicas

A cada dia, a procura por profissionais da fisioterapia respiratória vem aumentando, devido as sequelas que a COVID deixa. É indicado que o tratamento pós-alta do hospital se inicie o mais breve possível, para amenizar os sintomas e lesões deixados pela doença.
Consideramos os problemas, como desgaste muscular, desnutrição, perda de peso, dificuldades respiratórias e de deglutição decorrentes da intubação, e o trabalho de reabilitação nesses casos pode durar de seis semanas a seis meses.
As atividades propostas incluem desde o uso de um aparelho específico para trabalhar a musculatura respiratória até atividades físicas leves, que não envolvem o uso de pesos ou outros aparelhos.
No caso do exercício respiratório, é necessário um acompanhamento constante do paciente para que se possa quantificar a resistência ideal do aparelho em cada caso.
Na maioria dos casos, a fisioterapia está sendo domiciliar, devido às dificuldades de se locomover esses pacientes.
Lembramos que os casos que o paciente necessita de traqueostomia e ventilação mecânica exigem mais conhecimentos específicos na área, o amplo conhecimento ventilatório, pois, muitos desses pacientes pós COVID estão saindo em ventilação mecânica para terminar sua reabilitação em casa, e, nesse caso, o fisioterapeuta que irá realizar o desmame dessa ventilação. O que seria esse desmame? É a retirada gradual da ventilação, preparar esse pulmão já frágil e comprometido para sua total recuperação. Infelizmente, isso exige muita paciência da família e do paciente também, pois, muitas vezes, o tempo total de reabilitação pode chegar de 6 meses a 1 ano.
Nesses casos, a experiência do profissional conta muito.
A fisioterapia, tanto motora quanto a respiratória, pode ser feita no próprio domicílio, aonde adaptamos recursos da própria casa e também aparelhos específicos que podemos fazer em casa. Hoje, devido a essa pandemia e com a dificuldade de sair de casa, esses pacientes têm optado por fazer a reabilitação no conforto de sua casa.