Fisioterapia no tratamento de incontinência urinária

Existem alguns tipos que caracterizam o problema da incontinência

Dra. Monique Paula Reis
Fisioterapeuta
Crefito 301329- F
FisioArte – 3872-7879

A incontinência urinária é um problema que tem origens no sistema nervoso autônomo, que controla os órgãos do sistema respiratório, circulatório, digestivo e também o urinário.
O comprometimento do esfíncter e do assoalho pélvico, responsáveis pelos movimentos nos quais a urina é expelida, em casos de pós-parto e pós-cirúrgicos, tumores, obesidade, dentre outras doenças, podem causar a incontinência urinaria em pessoas de todas as idades, com maior incidência entre mulheres e idosos.
A falta de controle da vontade de urinar causa constrangimento e desconforto em pessoas que sofrem com a doença. Indicada para a prevenção e tratamento da incontinência urinária, a fisioterapia pode ajudar a melhorar a qualidade de vida de quem sofre seus efeitos.

Tipos e sintomas da incontinência urinária:
Existem alguns tipos que caracterizam o problema da incontinência. Urinar ao realizar movimentos como tossir, rir ou praticar exercícios físicos pode estar associado a incontinência urinária por esforço, onde não existe o controle da musculatura pélvica.
Nos casos onde a pessoa não consegue controlar o desejo de urinar repentinamente, é caracterizada a incontinência urinária de urgência. Existem, ainda, casos em que se desenvolve a incontinência urinária mista, onde esforços e falta de controle podem provocar a perda de urina.

Como o fisioterapeuta pode ajudar:
Para a prevenção e tratamento da falta de controle sobre a vontade de urinar, os exercícios físicos são um grande aliado para grupos de risco ou mesmo quem tenha alguma condição que propicie a incontinência.
O fisioterapeuta é especialista em exercícios para prevenção, tratamento e reabilitação da capacidade física de pacientes.
Através de alguns exercícios de fisioterapia para incontinência urinária, esse profissional busca orientar e acompanhar pacientes para o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico.

Exercícios para prevenire tratar a incontinência urinária
• Treinamento muscular do assoalho pélvico: o treinamento muscular do assoalho pélvico, mais conhecido como exercícios de Kegel, é considerado como tratamento de primeira escolha para incontinência urinária e é definido como um programa de contrações voluntárias seletivas e repetitivas.
• Exercícios hipopressivos: neste exercício, é indicado contrair a barriga em posição sentada ou de pé, e ao mesmo tempo contrair os músculos do assoalho pélvico, com respiração constante.
Técnica encontrada também no método Pilates.
• Eletroestimulação: com o uso de um aparelho elétrico, impulsos leves são emitidos provocando a contração do períneo, auxiliando como complemento a outros tipos de exercícios, melhora a função das fibras musculares e, consequentemente, melhora o mecanismo de contração muscular.
• Biofeedback: através de um aparelho que emite imagens e sons sobre a contração do esfíncter e assoalho pélvico. Esse tipo de exercício fisioterapêutico auxilia na autorregulação do paciente desses músculos. É uma estratégia prática para mulheres que têm dificuldade de compreender como contrair ou precisam ser ensinadas sobre a maneira correta de como contrair o assoalho pélvico.
Vale lembrar que, para indicação e orientações desses e outros exercícios, e necessária uma avaliação profissional, para diagnosticar as causas e indicar o melhor tratamento para os casos de incontinência urinária.