Floricultura de Cosmópolis doa plantas que ajudam no combate ao Câncer

Será doada uma muda de Arantus Medicinal para cada cliente que precisar

Uma floricultura da cidade de Cosmópolis, a Recanto das Flores, está doando uma planta conhecida como ‘Aranto Medicinal’ para cada cliente, de forma solidária, visando a prevenção e o combate ao Câncer. A iniciativa partiu dos próprios empreendedores que, ao compartilhar a notícia nas redes sociais, foram alvo de elogios e procura dos munícipes.

A iniciativa
De acordo com Renato Valias, a ideia foi em conjunto. “Todo crédito a nossa cliente Ana Maria Benício de Souza, que gentilmente nos cedeu muitas mudas! A Recanto das Flores foi apenas um instrumento em replicar doando à população cosmopolense! Acreditamos que, com amor ao próximo, todos ganhamos”.

A planta
O Aranto, também conhecido como ‘fortuna’, é uma planta medicinal com origem na ilha africana de Madagascar, mas, pode ser facilmente encontrada no Brasil. Além de ser uma planta ornamental e de fácil reprodução, possui propriedades medicinais que devem ser usadas com atenção pelo risco de intoxicação com suas altas dosagens.

Vale lembrar
É preciso atenção para que não se confunda com o amaranto, que é um cereal sem glúten, rico em proteínas, fibras e vitaminas.

Propriedades medicinais
O aranto possui ações anti-inflamatórias, anti-histamínicas, cicatrizantes, analgésicas e potencialmente antitumorais.

Modo de uso
O uso popular do aranto é feito com o consumo de suas folhas na forma de sucos, chás ou cruas em saladas. Não devem ser ingeridas mais de 30g de aranto por dia pelo risco de efeitos tóxicos no corpo com suas altas dosagens. A aplicação em feridas também é tradicionalmente utilizada para acelerar o processo de cicatrização.

Importante
Antes de iniciar o consumo do Aranto, deve-se consultar o médico e é indispensável a certificação de que se trata da planta correta para não correr o risco de ingerir espécies de plantas tóxicas ao ser humano.

Possíveis efeitos colaterais
Há riscos de intoxicação com o consumo acima de 5 gramas/dia/kg de quem consumir o Aranto. Dessa forma, recomenda-se uma dose diária de, no máximo, 30 gramas da folha, pois, a ingestão de uma dosagem maior pode causar paralisia e contrações musculares.

Contraindicação
O consumo de Aranto é contraindicado para mulheres grávidas, pois, pode interferir nas contrações uterinas. Crianças, pessoas com hipoglicemia e com pressão baixa também não devem consumir a planta. Não há outras contraindicações, dentro da dose diária indicada, por não ser o Aranto classificado como planta tóxica, mas, é indispensável consultar o médico antes de iniciar o consumo do Aranto.

 

Recanto das Flores

R. João Aranha, 530 – Centro  – (19) 3872-3143