Quando o carro começa a apresentar sinais diferentes, como barulhos que não existiam e movimentos anômalos, o motorista já deve ficar atento. Independente se for mecânica ou hidráulica, a direção também pode vir a apresentar alguns desses sintomas. Quando isso acontece, o motorista deve imediatamente dirigir-se a uma oficina mecânica de confiança.
Em primeiro lugar, de acordo com o mecânico Edson de Jesus Lopes, deve-se prestar atenção nos sintomas de folga no volante. “A ‘folga’ pode ser percebida através de barulhos não comuns, quando o carro passa em algum buraco e o motorista consegue sentir a ‘pancada’ no volante, ou se, ao locomover-se na pista com a velocidade mais alta, o volante começar a vibrar”, informa.
A folga pode se dar devido a problemas e danos nos terminais de direção, nos amortecedores, caixa de direção, pivô de suspensão, bucha de bandeja, e em tudo o que é interligado na direção. “Como a causa da folga pode ser devido a diversos componentes, o proprietário do veículo deve dirigir-se o mais rápido possível a uma oficina mecânica para que um profissional localize o exato causador do problema”, ressalta Edson.
Caso o condutor continue dirigindo o carro com folga no volante por muito tempo, alguns componentes podem ser danificados e o motorista pode sair no prejuízo. “Se o problema for com o terminal da direção, por exemplo, o motorista pode perder todo o terminal de direção. Substituir componentes como esse nunca fica barato”, explica o especialista.
Além disso, os mais prejudicados com as folgas são os pneus, que ficam desalinhados. “Pneus desalinhados são danificados e desgastam muito mais rapidamente. Caso o motorista for colocar pneus novos no carro, é interessante verificar se não há folgas no volante, porque isso pode fazer com que a vida útil do pneu diminua muito e cause mais prejuízos ao proprietário”, esclarece o mecânico Edson.
Quanto à diferença entre direção hidráulica e mecânica, o profissional afirma que a mecânica costuma ter custos menores, tanto de manutenção quanto de substituição de peças, do que a direção hidráulica, que exige outros tipos de item.