Foram confirmados 3 casos de Dengue no Uirapuru em Cosmópolis

Secretária de saúde alerta para a prevenção, que é fundamental para evitar a doença

Mesmo em meio a grandes surtos de Dengue na Região, em Cosmópolis foram confirmados apenas três casos, todos através do teste rápido e todos no bairro Uirapuru, área que se encontra na zona rural de Cosmópolis.
Em contrapartida, a Prefeitura Municipal de Cosmópolis trabalha constantemente através das secretarias de Saúde, Vigilância Sanitária, Zoonoses e para que os resultados sejam os menores possíveis, além das visitas que são feitas diariamente – o Programa Casa a Casa – para identificar possíveis focos, orientar e corrigir alguns descuidos da população. Além disso, a Secretaria de Saúde trabalha em todos endereços do município e vem investigando, em média, 70 locais que são considerados zonas de risco. Esses locais são supervisionados a cada 15 dias e se tratam de prédios com maior risco de proliferação de larvas e mosquitos.
Valéria Cristina de Almeida que é Secretária de Saúde, salienta que os trabalhos não são sazonais, mas sim, contínuos e há planejamento para o ano todo. “Apesar de o ideal ser zero casos, três é um número relativamente baixo para uma cidade que possui aproximadamente 72 mil habitantes. Este é o resultado de um trabalho perseverante, com planejamento e incansável por parte dos agentes comunitários”.
A profissional também faz um alerta. “Podem ser variadas as arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti”.
Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da Dengue, Zika Vírus, Febre Chikungunya e Febre Amarela.
Valéria ainda complementa dizendo “por isso, a importância da população nos receber durante as visitas e, principalmente, não se esquecer que a prevenção é a melhor maneira de erradicar a doença”.
Valéria explica a situação. “Com a chegada do verão, as infestações de mosquitos, em especial as do gênero Aedes, tendem a aumentar devido às temporadas de chuvas em praticamente todo o país. Com as águas acumuladas em recipientes inservíveis ou não, que servem de criadouros (veja, a seguir, os principais criadouros) para o desenvolvimento dos mosquitos transmissores das arboviroses e encontram seu habitat ideal para se proliferar”.
Valéria ainda esclarece sobre o trabalho que é realizado no município para o combate ao mosquito. “Toda cidade é visitada pelos agentes de combate de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde durante todo o ano, sem interrupção. A atividade é realizada de casa em casa em 100% da área urbana.
A rotina é o combate educativo e preventivo nas áreas pré-determinadas por território. Os agentes realizam vistorias, fazem a orientação à população sobre as medidas necessárias para evitar infestações do Aedes aegypti nas residências, comércios, etc.
“Peço à população que receba os agentes em suas casas e tenha total atenção nas orientações a você e sua família sobre as melhores formas de combate. Esses profissionais realizam as inspeções para detectar possíveis locais e recipientes propensos a serem criadouros do mosquito, eliminar os focos e dar encaminhamento a problemas mais complexos”, finaliza a profissional.

Fique atento!
As principais medidas de prevenção e combate ao Aedes Aegypti são:
– Manter caixas d’agua bem fechadas;
– Remover galhos e folhas de calhas;
– Recomenda-se não ter plantas aquáticas. Havendo, trocar a água uma vez por semana;
– Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;
– Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;
– Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
– Acondicionar pneus em locais cobertos;
– Fazer sempre manutenção de piscinas, fazendo o tratamento com cloro;
– Tampar ralos;
– Eliminar cacos de vidro de muros ou cimento;
– Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;
– Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;
– Limpar sempre a bandeja do ar condicionado;
– Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;
– Catar sacos plásticos e lixo do quintal.