Foram realizados cerca de nove mil cadastramentos biométricos na cidade

O Cadastramento Biométrico, realizado em Cosmópolis, já recebeu 9.846 cadastros desde o início do novo sistema. Mas, de acordo com o Cartório Eleitoral da cidade, ainda faltam 35.328 eleitores comparecerem para fazer a alteração.
Em Cosmópolis, o cadastramento ainda não é obrigatório, mas, já é realizado para todos os eleitores que forem ao Cartório Eleitoral.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não determinou obrigatoriedade na cidade, não existindo nenhum prazo para fazer o cadastramento. Mas, de acordo com a Chefe do Cartório Substituta, Adriana Cristina Valentim da Silva, assim que for determinado, todos os eleitores deverão comparecer no cartório. “Os eleitores devem comparecer para atualizar os dados cadastrais do título de eleitor”.
Os eleitores cujo exercício do voto é facultativo também deverão fazer o cadastramento.
Quando o TSE determinar um prazo para que Cosmópolis finalize o cadastramento, os eleitores que não comparecerem a tempo terão o título de eleitor cancelado.
Adriana também explica que a mudança para o cadastramento biométrico tem o intuito de garantir a segurança no dia da votação. “Essa mudança confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação”.

Cadastramento
Segundo Adriana, para fazer o cadastramento biométrico são necessários os seguintes documentos: “RG original ou a Certidão de nascimento/casamento original, CPF se possui e Comprovante de Endereço em nome do eleitor, podendo ser conta de luz ou água, ou telefone, desde que contenha o nome e endereço e seja recente”.
Caso seja o primeiro título, o eleitor do sexo masculino, que tenha entre 18 e 45 anos, precisa levar Comprovante de Quitação do Serviço Militar.
O processo de Cadastramento leva, aproximadamente 15 minutos, no qual serão conferido os documentos pessoais do eleitor, serão revisados os dados cadastrais, colhidas as digitais e também será necessário tirar uma fotografia. “O eleitor recebe na hora um novo Título de Eleitor já atualizado”.
De acordo com Adriana, a biometria é uma tecnologia que traz mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. “Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas”.
O TSE ainda não determinou em qual eleição Cosmópolis começará utilizar o sistema biométrico, entretanto, no dia das eleições, quando já houver essa autorizarização, os documentos pessoais dos eleitores serão conferidos, além da foto e uma das digitais.
Para realizar o cadastramento biométrico é necessário fazer o agendamento no site do Tribunal Regional Eleitora, o TRE, em www.tre-sp.jus.br.

Serviço:
Cartório da 360ª Zona Eleitoral
Endereço: Rua Santa Gertrudes, 496 – Centro
Telefone: (19) 3882-2455
Horários: 12h00 às 18h00