Forma das pernas pode ser corrigida durante a infância

“Toda criança nasce com as chamadas pernas arqueadas – genu varo – e, à medida que vão crescendo, esta deformidade vai diminuindo.
Quando a criança inicia a marcha de forma precoce ou apresenta uma obesidade, a deformidade pode se tornar um pouco mais acentuada. De forma natural e espontânea, esta deformidade irá se corrigir nos próximos meses, se tornando normal por volta dos dois anos em média.

A partir dos dois anos, existe uma tendência da deformidade se inverter e se tornar o chamado joelho em tesoura – genu valgo – que também ocorre de forma fisiológica, e também se corrigirá de forma natural e progressiva. O período de maior intensidade ocorre entre os dois anos e meio até os quatro anos, em média.
Como foi dito, essas deformidades são fisiológicas e, apesar de não ocorrerem em todas as crianças, vão se corrigir de forma natural e espontânea.
A avaliação ortopédica passa a ser necessária quando a criança ultrapassa estes limites pré-estabelecidos de normalidade. Como exemplo, aquela criança que chega aos 30 meses ainda com um acentuado arqueamento das pernas deve ter um diagnóstico diferencial com outras patologias, que também podem ocorrer nessa faixa etária e que não correspondem a um genu varo fisiológico.
Da mesma forma, aquelas crianças que ultrapassam os oito anos e ainda possuem um genu valgo acentuado, necessitarão de um acompanhamento mais de perto de um especialista. É claro que as idades não são fixas, e podem variar de criança para criança”.
Por Dra. Renata de Senna Kowalesky, CRM 140.080, e Dr. Leonardo Kowalesky,
CRM 137.295

Leonardo B. Kowalesky
Ortopedista e
Traumatologista
CRM 137295

Dra. Renata Senna Kowalesky, CRM 140.080