Formigas tornam-se iguaria em Cosmópolis

Recentemente, com a chegada da primavera, aconteceu uma infestação das formigas saúvas em Cosmópolis e em diversas outras cidades. Muitos locais utilizam parte de seu corpo para a alimentação, especialmente a “içá” ou “tanajura”, como são chamadas as fêmeas dessa espécie. Sendo assim, fomos pesquisar se isso traz algum prejuízo ou dano para a saúde.
“Elas são consideradas iguarias saborosas por vários povos da Venezuela, Colômbia, México, África e Austrália – além de fazerem parte do cardápio de todos os indígenas brasileiros de origem tupi. Apesar do consumo de insetos na alimentação humana ser recomendado pela FAO, o Guia Alimentar para a População Brasileira, o Ministério da Saúde não faz nenhuma menção ao consumo de insetos. É uma alimentação exótica”, explica a Nutricionista Lívia A. Almeida Santos.

Perigos

Lívia A. Almeida Santos
Nutricionista
CRN: 24.393
Fone: (19) 99653-1799

Segundo a Nutricionista, não há nenhum tipo de estudo que especifique sobre problemas em consumir este inseto. “Não apresenta nenhum tipo de perigo aparente incluir as saúvas na alimentação”, esclarece.

Benefícios
“Há algumas controvérsias quanto ao valor nutricional dos insetos, porém, alguns pesquisadores dizem que são ricos em proteína, ferro e potássio, por exemplo. Já outros dizem que não são tão ricos nutricionalmente. Porém, muitas pessoas utilizam a iguaria para saciar a fome, como recomendado pela FAO”, conclui.