Fortalecendo a inteligência emocional

Sob pressão, a coisa mais importante é tentar manter a calma

Vilela Junior Empresário e Coach

Qual a importância de fortalecer a inteligência emocional em tempo de quarentena?
Quando bem trabalhada, traz melhorias para o relacionamento interpessoal e competências profissionais, influencia de forma positiva na saúde física e mental, ajuda na prevenção de transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão.
As pessoas que conseguem desenvolver inteligência emocional são mais bem-sucedidas e saudáveis. Estudos científicos comprovam que doenças cardíacas, câncer e diabetes, entre outras, têm relação com sentimentos não trabalhados corretamente.
Estes são alguns pilares da Inteligência Emocional, mas como você poderá aplicá-los diariamente?
A resposta é fortalecendo e construindo relações saudáveis e tomando decisões consistentes, principalmente, no período em que estamos vivendo. Para isso, você precisa se atentar para algumas dicas importantes:

1° Conheça suas emoções
Uma forma de você conhecer melhor suas emoções é colocando seus sentimentos e ações em um papel e fazendo uma profunda reflexão. Esta atitude o ajudará a identificar pontos a serem melhorados.

2° Controle suas emoções
Nos últimos meses, estamos passando por momentos de grandes desafios com toda essa pandemia e distanciamento social, o que vem contribuindo no alto nível de ansiedade, tristeza, desespero e preocupações. Por isso, aprender a lidar com emoções e controlá-las na direção certa conforme cada situação fará toda diferença entre o equilíbrio e a disfunção.
De que forma podemos colocar este item em prática?
Evitando pensamentos de resultados negativos, evitando assistir e ouvir notícias que não agregam valor positivo para seu dia a dia, lembrar que para cada situação há diversas saídas, basta procurá-las. Sob pressão, a coisa mais importante é tentar manter a calma. Encontre uma distração, realize atividade prazerosa e canalize sua ansiedade.

3° Automotivação
Tenha foco! Tudo é possível, desde que você corra atrás daquilo que você quer de maneira consciente.

4° Empatia
Aprenda a se colocar no lugar do outro, reconheça as emoções dos outros e entenda seus comportamentos. Esta atitude o tornará mais sensível e aberto.

5° Relacionamento interpessoal
Outro ponto chave para o sucesso é ter boas relações, criando ambientes positivos a sua volta, melhorando não só a sua qualidade de vida, mas também contagiando aqueles ao seu redor.
Todos nós vivemos cercados por desafios diários, metas e prazos para cumprir, família, filhos, reuniões, decisões para tomar e somos constantemente observados e avaliados, ou seja, vivemos sob pressão o tempo todo. Por isso, a aplicação dos pilares de fortalecimento da Inteligência Emocional nos trará resultados realmente importantes.
Algumas vantagens que você alcançará ao Fortalecer sua Inteligência Emocional:
– Diminuirá os níveis de ansiedade e estresse;
– Diminuirá as discussões nos seus relacionamentos;
– Melhorará os relacionamentos interpessoais;
– Terá mais empatia pelo outro;
– Mais equilíbrio emocional;
– Maior clareza nos objetivos e ações;
– Melhorará a capacidade de tomada de decisão;
– Melhorará a administração do tempo e produtividade;
– Aumentará o nível de comprometimento com suas metas;
– Terá mais senso de responsabilidade e uma melhor visão do futuro;
– Aumentará a auto-estima e autoconfiança.
Pessoas que aprendem a fortalecer sua Inteligência Emocional pensam diferente, sentem diferente e agem de forma inteligente e consciente, e não permitem que as suas emoções atrapalhem suas vidas.