Fortalecimento muscular melhora e preserva a saúde dos idosos

O fortalecimento muscular é importante para a saúde, já que os músculos são essenciais para atender às funcionalidades do organismo.
De acordo com o ortopedista Raul Casagrande, o fortalecimento ajuda a melhorar e preservar a saúde muscular, que permite realizar as mais variadas atividades do dia a dia com mais segurança e autonomia. “Uma musculatura forte e resistente é sinônimo de mais saúde. São inúmeros os benefícios que esse fortalecimento corporal proporciona”.
Com o passar dos anos, a partir dos 30 a 35 anos, o metabolismo basal vai diminuindo e, por isso, o corpo humano começa a ficar mais lento. “O metabolismo basal é quando o corpo gasta calorias para se manter, começa a diminuir e existe uma tendência de ganho de peso”, esclarece.
A diminuição da musculatura e o maior acúmulo de tecido adiposo tendem a acontecer naturalmente a partir dos 30 anos, mesmo sem ocorrer uma mudança no padrão alimentar.
O ortopedista esclarece que o declínio do metabolismo é consequência da progressiva mudança dessa composição corporal, pela troca de massa magra por tecido adiposo, potencializada pela diminuição dos hormônios sexuais, típica do envelhecimento após os 40 anos. “Perdem-se, em média, 10% da massa magra por década e, a cada ano, entre 40 e 60 anos, perdemos aproximadamente 200g de músculo e ganhamos 600g de gordura”.
Assim, o músculo necessita de mais energia para se manter ativo, portanto, quanto maior o índice de massa muscular, maior será o valor do metabolismo basal.
Com a queda do metabolismo basal, o organismo passa a funcionar mais lentamente e com menos eficiência. “Qualquer tipo de atividade física favorece a elevação da taxa metabólica do organismo, porém, o aumento do metabolismo basal está intimamente ligado ao índice de massa magra (muscular)”.

Prevenção de doenças
O fortalecimento muscular pode ajudar a prevenir as doenças, além de elevar o metabolismo basal. “Até há pouco tempo, pensava-se que o idoso não deveria fazer exercícios. A musculação era vista apenas como uma maneira de adquirir um corpo bonito, musculoso e exuberante e praticada, sobretudo, por jovens. Mas, esses conceitos vêm mudando radicalmente”.

Dr. Raul M. Casagrande
CRM 139.858 / TEOT 13389
Ortopedista e traumatologista
Membro Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
Membro Sociedade Brasileira de Cirurgia de Quadril e Fêmur
Especialista em cirurgia de fêmur, quadril e pelve
Mestre em fisiologia, biomecânica e treinamento desportivo

De acordo com o especialista, quando associada ao alongamento, a musculação melhora a flexibilidade, a força e o equilíbrio e também melhora significativamente algumas doenças. “Como, por exemplo, riscos cardíacos, os riscos de quedas, osteoporose e as incapacitações físicas, ajuda a prevenir ou solucionar o sobrepeso e melhora a postura e condicionamento psíquico”, esclarece.

Cuidados na prática do fortalecimento muscular
Os exercícios devem ser realizados sempre respeitando os limites do corpo. “Aquela dor do dia seguinte pode mesmo ocorrer, mas, se a dor não desaparecer nos próximos dias, com a continuidade do treinamento ou com o descanso, isso é um sinal de alerta, por isso, deve-se interromper o treino e comunicar seu ortopedista”.
A dor mais localizada e aguda pode ser sinal de doenças musculares ou tendíneas, como contraturas ou tendinites, e pode estar relacionada ao modo como o exercício está sendo realizado.
Por isso, o médico Raul recomenda: “Uma boa postura para a realização dos exercícios é fundamental, pois, pode evitar uma lesão durante a execução da atividade física. Para manter uma boa postura, procure concentrar-se no exercício, não converse ou assista televisão durante a realização das séries. Olhe sempre para frente, mantendo o abdome contraído e procure manter a coluna reta e estável”, esclarece.
Antes de iniciar qualquer atividade física, as pessoas devem consultar um médico de confiança para realização de exames e orientações sobre possíveis complicações.

Dentre os principais benefícios, podemos destacar
•Uma vida mais ativa;
•Maior resistência;
•Aumento da massa magra;
•Melhor postura;
•Proteção de ossos e articulações;
•Estrutura óssea mais resistente;
•Bom funcionamento do metabolismo;
•Melhoria do condicionamento físico;
•Ajuda a queimar calorias, favorecendo uma perda de peso saudável.

Outras atividades
A atividade física regular tem um papel fundamental na prevenção e controle das doenças crônicas, melhora da mobilidade, capacidade funcional e qualidade de vida durante o envelhecimento.
De acordo com o especialista, “é imprescindível enfatizar a importância da prática regular da atividade física, do fortalecimento muscular, do equilíbrio e das mudanças para a adoção de um estilo de vida ativo e saudável. Essas atitudes são parte fundamental de um envelhecer com saúde e qualidade”.
Toda atividade física é bem-vinda em nossa vida, porém, deve ser avaliado cada paciente de maneira individualizada. “A musculação é uma dessas atividades que, se realizada de maneira adequada, bem orientada e com acompanhamento ortopédico, pode suprir quase todas as necessidades funcionais dos pacientes”, finaliza.