Fortes chuvas derrubam árvores em Cosmópolis e Defesa Civil alerta

Na noite do domingo, 12, rajadas de vento derrubaram árvores de grande porte em vários bairros da cidade

Com muitas chuvas e fortes rajadas de vento, alguns bairros da cidade presenciaram a queda de árvores de pequeno, médio e grande porte. A Defesa Civil, felizmente, com o caminhão que é ferramenta de trabalho arrumado, atendeu os chamados de moradores, liberando a via e terminando podas preventivas a fim de evitar acidentes.

Cosmópolis em estado de atenção:
Reginaldo André Risonho, coordenador da Defesa Civil explica a situação de Cosmópolis “A cidade de Cosmópolis participa de um plano preventivo do estado. Desta forma, quando atinge acima 80 mm de chuva dentro do prazo de 72 horas (3 dias) muda-se o estado. Acima de 80 mm é estado de atenção, acima de 120 mm estado de emergência e assim sucessivamente até estado de alerta total. Como nestes últimos dias choveu bastante, em três dias Cosmópolis registrou 104mm de chuva, entrando em estado de atenção.

O que significa o estado de atenção?
Neste momento a Defesa Civil passa a fazer algumas vistorias em locais de possíveis riscos no município. No nosso caso, os bairros Parque Ester e moradias próximo ao bairro onde passa o Ribeirão Três Barras (Baguá), locais com risco de deslizamento e enchentes.

No fim da noite de domingo, uma forte chuva causou inúmeras quedas e preocupações nos moradores. Desta forma, a Defesa Civil passou orientações para enchentes, fortes chuvas e raios. Acompanhe:
Janeiro é mês de muitas chuvas – previna-se!
– Limpe e conserte calhas e telhas quebradas para evitar o surgimento de goteiras. Deixar o tempo passar só piora a situação.
– O lixo é um fator de agravamento de problemas, pois entope bueiros e galerias, impedindo o escoamento das águas. No caso de a água subir, leve seu lixo para um local alto, que esteja livre de enxurradas e enchentes.
– Verifique as condições de conservação das paredes e de madeiramento do telhado. Fique atento ao surgimento de trincas, inclusive no chão.
– Desligue os aparelhos eletrônicos e a chave-geral, feche a válvula do botijão de gás e registro da entrada d’água.
– Móveis, geladeiras, fogão e outros eletrodomésticos devem ser erguidos e acomodados fora do alcance da água.
– Quando necessário, a casa deve ser trancada, e a família levada para um abrigo em local alto e livre de águas. A vida humana é muito mais valiosa do que qualquer bem material.

O que eu faço se estiver no meio de uma enchente?
– Evite o contato com a água! Ela pode estar contaminada, provocando doenças infecciosas e também acidentes. Afinal de contas, ninguém enxerga um bueiro aberto debaixo de águas barrentas.
– Mantenha produtos e alimentos longe da água. Caso estejam molhados, descarte-os, pois, estando contaminados, podem provocar doenças de pele e leptospirose (doenças transmitidas pelo contato com a urina do rato).
– Beba somente água filtrada ou fervida e, na ocorrência de febre, vômitos, diarreia, dores musculares, dor de cabeça ou ferimentos, procure a unidade de saúde mais próxima e informe que teve contato com água de enchentes.
– Evite andar em ruas alagadas, mas, se for necessário, esteja sempre calçado, amparando-se em muros ou paredes. Mantenha a calma sempre e só atravesse correntezas com o apoio de cordas e auxílio de outras pessoas. Lembre-se que a força da água em ladeiras é incontrolável.

E se estiver dentro do carro?
– Caso esteja em local seguro e ocorram chuvas fortes na cidade, não se aventure a enfrentar alagamentos, pois os riscos são muito grandes, mas, se for necessário, trafegue em baixa velocidade e mantenha a aceleração constante para evitar que o motor se afogue.
– Sintonize em rádios que divulguem informações sobre o tempo e sobre áreas afetadas pelos alagamentos.
– Não feche cruzamentos e facilite a passagem de veículos de socorro.
– Quando possível, evite dirigir sob fortes chuvas. Pare em local seguro e espere a chuva passar. Mas, se não tiver opção, ao passar por áreas alagadas, aguarde que o carro à frente atravesse e só depois faça o mesmo.
– O mais importante é manter sempre a calma. Assim você consegue ajudar a si e também a outras pessoas.

Como devo agir depois da enchente?
– Evite colocar a vida em risco: jamais se arrisque em locais inundados, mesmo que seja para salvar documentos ou objetos de valor.
– Quando as águas baixarem, comece rapidamente a limpeza dos locais atingidos, retirando a lama. Utilize botas e luvas para evitar acidentes e doenças.
– Descontamine os locais e a caixa d’água utilizando uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. Lembre-se: água de enchente nunca deve ser reaproveitada, nem mesmo para tirar lama mais grossa da calçada.

Raios
– Exija que a administração do seu prédio instale e faça boa manutenção do sistema de para-raios. Fique longe das árvores, postes, ou linhas de energia elétrica pois podem atrair e conduzir raios.
– Mantenha-se longe de estruturas metálicas, como varais ou trilhos, e não segure objetos pontiagudos ou de metal. Dentro da casa, evite a proximidade com tomadas, canos, janelas, e portas metálicas e nunca utilize o telefone ou outros aparelhos que estejam ligados a tomadas.
Durante tempestades, nunca permaneça na água do mar, lagoas, represas, piscinas, locais altos ou campos abertos e quadras. Abrigue-se em edificações, prédios, postos, rodoviária.