Foto in Foco realiza concurso fotográfico

O Fotocineclube Foto in Foco está organizando um concurso para os amantes de fotografia, mesmo os amadores. O principal objetivo do evento é promover mais arte e cultura para os cosmopolenses.
“Há cerca de dois anos, a Secretaria de Cultura parou de promover o concurso em Cosmópolis, por diversos fatores. Como montamos o Fotocineclube no ano passado, em dezembro, eles acharam interessante que passassem essa missão para nós, visto que a cidade é muito interessada na fotografia, porém, tem medo, já que a fotografia é uma área muito cara”, explica Ruy Sérgio Pedroso, fotógrafo e idealizador do Fotocineclube Foto in Foco.
“Nós, do Foto in Foco, usamos a tarefa do concurso como desafio, porque a Confederação Brasileira de Fotografia nos convidou para sediar a Bienal de Fotografia de 2020. Então, o concurso é um teste para vermos se temos capacidade de sediar uma Bienal (risos)”, comenta.
Como o Clube está associado à Confederação Brasileira de Fotografia, eles tornaram o concurso a nível nacional. “Temos pessoas participando, pelos seus Foto Clubes ou individualmente, do Brasil inteiro”, afirma Ruy.
Em Cosmópolis, não será cobrada a taxa de inscrição para incentivar as pessoas a participarem do evento.
“Os prêmios, que conseguimos até agora, são: a CNA dará, para o primeiro lugar, um ano de inglês gratuito; para o segundo lugar, seis meses; e para o terceiro lugar, seis meses de espanhol, além do livro do Sérgio Jorge, ‘60 anos de Foto Jornalismo’, que daremos de presente”, conta Ruy.
“Pretendemos manter a exposição das 50 fotos selecionadas para o concurso até o mês de fevereiro e que seja itinerante também. Estamos pensando em levar essas fotos para as escolas, como forma de mostrar esse tipo de cultura e arte para as pessoas que moram mais longe. É tudo gratuito”, ressalta Ruy sobre projetos futuros.
“O que estamos fazendo é por amor à arte, somos uma associação sem fins lucrativos. Quando alguém do Foto in Foco pede patrocínio, isso é bom para os três – para o Foto Clube, para a cidade e para o patrocinador, pois estamos fazendo propaganda do investimento cultural que ele está fazendo. Que os patrocinadores não tenham medo, porque o dinheiro tem que ser utilizado nesses eventos. Prestamos contas de todo o dinheiro usado. Sem patrocínio, não conseguimos fazer nada por essa cidade”, esclarece.
Para a categoria de Cosmópolis, o tema é “o seu olhar sobre Cosmópolis”. A ficha de inscrição e o regulamento estão no site www.fotoinfoco.art.br. Não é necessário fazer a impressão da foto. No dia 23 de novembro, começará a seleção de fotos, que será feita por três fotógrafos.

Conquista
“Pleiteamos, com a Vereadora Cristiane Paes, para que a Semana de Arte Fotográfica em Cosmópolis fosse incluída no calendário oficial da cidade. Conseguimos colocar no calendário oficial de Cosmópolis que será na primeira semana de Dezembro, que coincide com o aniversário do Foto in Foco.”, conclui.