Entre as noites mal dormidas da maternidade real, existe também a carga de cuidar e a carreira profissional, por exemplo. Entre o coração de mãe, onde “sempre cabe mais um”, também tem o peso de querer (ou precisar) dar conta de tudo sozinha. Com mais de 14 anos de experiência, Ariane Bossardi, de 46 anos, retrata a gestação de inúmeras cosmopolenses que a procuram na intenção de eternizar esta parte da maternidade, que pode ser tão marcante e, muitas vezes, uma mistura de sentimentos.
Ariane conta que fotografa há muito tempo e, com o passar dos anos, foi se identificando com as gestantes, um momento de novas experiências e uma quebra da rotina, para que possa ser organizada uma nova fase, mais fluida e flexível. “Sempre fotografei gestantes, mas com o passar dos anos, com meu amadurecimento, com muitas experiências, comecei a me identificar muito com as gestantes; para grande parte das mulheres, é o momento mais especial da vida! O fato de gerar uma nova vida transforma a mulher, é uma etapa de descobertas e experiências, expectativas, espera, decisões, mudanças na vida, nos sentimentos – muda a forma de ver tudo ao redor”, explica.
Estilo e vontade de cada mãe
O ensaio pode ser desafiador para uma gestante que não está acostumada com o hábito de ser fotografada. Por conta disso, a fotógrafa explica que existe uma conversa longa antes do dia das fotos, em que ela pode conhecer melhor a mãe e também o estilo dela. “Converso muito com a gestante antes do ensaio, para entender realmente qual o estilo e a vontade de cada mãe em fazer seu ensaio gestante”.
Com apoio e direcionamento da fotógrafa, os ensaios ficam leves e a gestante acaba perdendo o receio de estar em um estúdio, se torna um momento divertido, uma memória da gestação. “Os ensaios são realizados em estúdio, e sei que fotografar em estúdio pode assustar um pouquinho, pois a atenção está voltada totalmente para a gestante. Por isso, para um bom resultado, direcionamos todas as poses para que a gestante não se sinta perdida, nem todas têm o costume de serem fotografadas. Por isso, tentamos deixá-las mais seguras de si, mostrando o quanto o ensaio pode ficar lindo e quão linda ela ficará nas fotos”, acrescenta.
Produção para o ensaio
“O grande diferencial do nosso Estúdio é que temos tudo para a realização das fotos, produção de moda, cabelo e maquiagem, direção. Nosso trabalho é autoral e propõe a criação de um conceito para cada ensaio, através do biótipo e preferências de cada gestante.
Em todos os ensaios, temos uma produtora de moda, que é responsável pela elaboração do Briefing – ela dirige as poses”, esclarece.
Mother Muse
Ariane também fotografa mães através de um projeto de incentivo ao pré-natal das gestantes, chamado “Mother Muse”, uma iniciativa do Núcleo de Educação em Saúde (NUESA), da Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Cosmópolis. Além de incentivar a realização do pré-natal completo, o projeto busca resgatar a beleza da mulher no período gestacional. As gestantes que participarem do Programa Mãe Coruja e estiverem com o pré-natal em dia até o último trimestre da gestação, concorrem a um ensaio fotográfico com a fotógrafa, que já clicou inúmeras cosmopolenses
“O Projeto social Mother Muse, que atende mulheres em situação de vulnerabilidade social/emocional, deverá continuar suas atividades de maneira reestruturada.
Vários Programas da Secretaria Municipal de Saúde vêm sendo reorganizados e passam a integrar a atenção básica do Município, ou seja, cada Posto de Saúde em seu território atenderá mais de perto seus usuários.
Com isso, o Mother Muse poderá atender outras mulheres, trazendo de volta sua autoestima através da beleza retratada pelas lentes da câmera fotográfica. Esperamos, com isso, reconstruir vidas através do empoderamento e protagonismo feminino”, finaliza.