Fotografia de casamento: o valor do trabalho que eterniza o momento

O casamento é um dos dias, se não o dia, mais esperado da vida de um casal. E apesar de cada detalhe ser muito importante, como música, arranjo, comida, doces, bolo, decoração, vestido, cabelo, lembrancinhas, quem eterniza tudo isso e cada detalhe de todo o sonho e investimento é a fotografia! Por este motivo, a escolha do profissional é decisiva sobre a única coisa que os noivos terão para recordar por toda uma vida.
Por isso, no mês das noivas, conversamos com o fotógrafo Valber Cabrini, especialista no grande dia e que tem por talento nato, inclusive, o famoso ensaio pré wedding, que antecede o dia do matrimônio e, geralmente, fotos são utilizadas para vídeos e no hall de entrada da recepção do dia especial.
Aos 30 anos de idade, a experiência de Valber para todos os estilos de casamento é vasta e conhecida muito além das fronteiras de Cosmópolis pela singularidade, olhar sensível e real beleza das fotografias de casal. Conheça mais:

Existe um horário perfeito
de casamento para grandes
fotografias?
“Sim! O famoso “Golden Hour”, em português “hora dourada”. É quando o Sol está posicionado no horizonte, seja ao nascer do Sol ou no por do Sol. Este posicionamento facilita muito o controle da luz no momento de fotografar (uma luz mais suave), além das cores maravilhosas que sempre aquecem e dão um ar mais charmoso às imagens. Fora as silhuetas, que eu amo, são sempre mais dramáticas e misteriosas.”

Noivos atentos colaboram
para grandes fotos
“Este diálogo pode ser bastante extenso, são anos de estudos para desenvolver técnicas e dicas para posicionar o casal durante a sessão. As mãos possuem quase o mesmo valor de um olhar. Elas podem traduzir a sintonia de um casal, quanto podem deixar o casal totalmente desconectado. Então, sempre fiquem atentos ao posicionar as mãos, e cuidado com o cotovelo! Um cotovelo mal posicionado pode chamar mais a atenção do que o próprio rosto. Uma dica simples quando não souber o que fazer com as mãos, ou até mesmo quando elas não possuem uma função naquela imagem, peça para colocar a mão no bolso (principalmente, os homens), o ombro vai se elevar e causar uma postura mais adequada (reparem na fotografia de moda, quase sempre a mão está no bolso). Na questão de postura, é sempre viável alongar a coluna, isso sempre demonstra mais conforto à imagem, principalmente, quando a pose for sentada. O ponto principal, ao meu ver, é transparecer que o casal está confortável durante aquela sessão.

Valber Cabrini – Fotógrafo –
Insta: @valbercabrini.fotografia
Telefone: (19) 97401-4143
E-mail: contato@valbercabrini.com
www.valbercabrini.com

O olhar diz tudo! Troca de olhares entre o casal, fotos do ângulo de cima (o plano Plongée) torna o olhar mais suave e, algumas vezes, sensual. E, claro, um sorriso sincero, a famosa “foto expontânea”. Uma dica são piadinhas bem bobas durante a sessão. Sério, é infalível, ‘haha’ sempre funciona e, em algum momento, conseguimos um sorriso sincero do casal. Como disse anteriormente, são muitas dicas mesmo. Dá para escrever um livro com várias dicas de posicionamento do casal”.

Escolha as roupas certas
“Existem roupas muito indicadas e também melhores épocas do ano para fotografar (amo os meses do Outono e Inverno). Roupas leves é o que eu sempre indico. Nada justo ao corpo, para ambos, inclusive. A ideia é transparecer que o casal esteja confortável, então sempre opte por algo que seja leve e que transmita o melhor do casal.
Para noivas, sempre sugestionamos vestidos longos ou curtos e que sejam leves, porém, nada na fotografia é uma regra precisa. Precisamos, sim, buscar a identidade do casal, contar um pouquinho da história deles na sessão fotográfica também: a personalidade e, por vezes até mesmo, algum tema que seja a cara do casal.
Para os noivos, uma calça em sarja e uma camisa social não têm erro! Novamente, tudo vai de acordo com o estilo e proposta do casal. Imaginem indicar esse tipo de vestimenta para um casal de roqueiros, por exemplo? Não seria a identidade deles, então, vamos sempre nos ajustar. Na dúvida, vale consultar e tirar todas as dúvidas com seu fotógrafo(a). Com certeza, ele te ajudará a escolher as melhores opções no seu guarda-roupas. Sobre a questão de

efeitos, eu amo os vestidos mais leves nas noivas justamente por causa do movimento! Amo fotografar nos meses mais frios pela questão do conforto do casal, a baixa probabilidade de chuva e o vento! Ah como eu amo o vento me ajudando a contar histórias de casais”.

O valor do profissionalismo não tem preço!
“Realmente é muito importante. Fico até triste quando vejo a falta de empenho de algum fornecedor durante o casamento. O casal investe muito (seja na questão financeira, quanto de tempo e paciência) para que tudo aconteça da maneira como eles sonharam. Eu tento repassar o máximo de dicas, experiências e vivências que fomos adquirindo durante todos esses anos na fotografia de casamento. Participar, se envolver e viver aquele dia junto com o casal é essencial por parte de todos os fornecedores. Para nós, da fotografia, é crucial estar atentos a todos os momentos e participar de maneira integral de todas as etapas do casamento.

O registro fotográfico é algo palpável. Vocês já pegaram uma foto impressa ou revelada em mãos e lembraram daquele momento? É realmente uma da

s maravilhas artísticas deste mundo. Eu sou suspeito para falar, mas, amo minha profissão”.