Francisco Ladeira, 65 anos, morador de Cosmópolis

O “Minha vida, uma história” de hoje é com Francisco Ladeira, 65 anos, morador de Cosmópolis.
Francisco nasceu em Bernardino de Campos, um município da cidade de São Paulo, sendo criado junto de seus pais e seus sete irmãos. “Meu pai trabalhava com gado e eu fui criado ali no meio da fazenda, mas, quando fiz 18 anos, ele foi trabalhar em uma barragem e eu saí de casa”.
Ele também conta que sua vida sempre foi muito difícil e que trabalhou em diversos lugares. “A roça e a enxada nunca foram algo que gostei de trabalhar. Eu trabalhei durante muito tempo na Estação Jabaquara, trecho nobre, e ali eu rodei em diversos pontos do metrô”.
Na infância, Francisco estudou até o primário e, quando se mudou para São Paulo, também não conseguiu estudar devido ao horário de trabalho. “Eu voltei a estudar apenas quando entrei na Petrobras, fiz um ano de supletivo, mas, tive que parar novamente por conta da troca de turno da firma”.
Francisco trabalhou durante alguns anos na Refinaria de Capuava e depois ele pediu transferência para a Refinaria de Paulínia. “Trabalhei aqui em Paulínia como oficial de manutenção complementar e, em 2005, eu me aposentei. Hoje, tenho 12 anos de aposentado”.
Atualmente, Francisco é casado, adora passear de moto e está aprendendo a tocar violão. “Eu tenho três motos e sou apaixonado por elas, todas são modificadas com tudo original. O violão é outra paixão minha, estou aprendendo e gosto muito!”.
Mesmo dizendo que tem uma vida feliz agora, Francisco finaliza contando que, em sua adolescência, teve uma vida difícil. “Eu gostaria muito de ter a vida que tenho agora na minha adolescência, mas, hoje sou muito feliz e vivo a vida feliz”, finaliza.