Frente fria se aproxima do estado de SP e Defesa Civil orienta população para os cuidados necessários

A previsão é que temperatura mínima chegue a 8ºC na Serra da Mantiqueira. A passagem da frente fria vem acompanhada de chuvas em São Paulo e na Baixada Santista

A Defesa Civil de SP, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) informa que, a partir desta segunda-feira (8), haverá a passagem de uma frente fria pelo estado. Segundo o meteorologista da Defesa Civil, Willian Minhoto, esta frente fria passará razoavelmente afastada de São Paulo, mas ainda assim ocasionará formação de chuva, principalmente nas faixas sul e leste do território paulista, incluindo Região Metropolitana da Capital e Baixada Santista. As chuvas iniciam hoje (8), no Vale do Ribeira. Na terça-feira (9) e quarta-feira (10), as precipitações ficarão mais espalhadas. No entanto, não são esperados acumulados de chuva expressivos.

A Serra da Mantiqueira será a região mais fria nestes dias, com mínimas na faixa dos 8°C e sensação térmica de 6°C. Na Capital Paulista, por exemplo, as temperaturas não caem tanto, porém, a sensação fica mais amena se comparada com os últimos dias, sendo que as mínimas ficarão em torno de 16°C, com sensação térmica em torno do 15°C.

Além disso, como estamos em um período de estiagem, esse sistema meteorológico ajudará a manter a Umidade relativa do Ar elevada, gerando uma boa qualidade do ar em todo o Estado, diminuindo significativamente o risco para queimadas.

 

Orientações à toda população

A queda de temperatura intensifica a sensação de frio, aumentando o risco de incidentes e danos à saúde. Crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio. Mantenha-os agasalhados.

Em virtude das doenças oportunistas que incidem mais no período do frio (gripe, resfriado, pneumonia e meningite), é essencial tomar medidas simples como evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além de higienizar frequentemente as mãos.

Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois do período de baixas temperaturas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo Alerta SP, disponível para download nos sistemas Android e IOS.