O frio já chegou e, com essas temperaturas, os nossos movimentos passam a ser mais lentos, demoramos para “funcionar” e “esquentar” efetivamente. Nossos veículos funcionam da mesma maneira, principalmente, quando falamos do motor e peças correlacionadas.
As temperaturas de funcionamento dos motores variam de acordo com o modelo e fabricante, porém, todos os motores têm um padrão. E se você usa o carro em percursos curtos ou com intervalos, é importante ter alguns cuidados nessas temperaturas mais baixas.
O mecânico Adriel Azevedo dá algumas dicas para evitar o gasto excessivo e também a deterioração precoce das peças nesse período.
Para curtas distâncias não use etanol
Atualmente, não precisamos “aquecer” o carro para andar, por conta do invento da injeção eletrônica, que faz as correções de parâmetro e de tempo de injeção, garantindo que o carro ande normalmente.
Para que isso ocorra, o sistema injeta uma quantidade excessiva de combustível no motor, para que esse faça a queima correta e o veículo funcione sem cortar ou “engasgar”.
Entretanto, com esse excesso de combustível, quando percorridas pequenas distâncias, o motor não trabalha na temperatura adequada e, com isso, não acontece a queima completa do etanol. Sendo assim, ele não evapora e desce para o cárter, misturando com o óleo.
Isso é um problema, pois, o álcool contém uma porcentagem elevada de água. Então, quando o carro parar, essa mistura vai decantar o combustível, que misturou com o óleo. Seguido disto, quando feita a primeira partida, o motor vai aspirar somente água e a primeira lubrificação vai ser feita na água. Isso deteriora o motor antes do tempo esperado.
Contudo, para andar pequenas distâncias, recomenda-se o uso de gasolina, pois, a concentração de água dela é pequena, sendo assim, evapora e não contamina o óleo.
Adriel afirma que todos os carros sofrem disso. Inclusive, alguns manuais contam com essa informação. “O correto, se estiver no álcool, é andar percursos grandes, cerca de acima 20 km contínuos”.
Não retirar a válvula termostática
A válvula termostática tem como função manter a água do sistema de arrefecimento circulando apenas dentro do motor, para que a temperatura chegue de forma uniforme e rápida aos 90 graus. Quem retira essa válvula do sistema retarda o aquecimento do motor, ocasionando maior atrito e desgaste.
Essa está diretamente ligada ao consumo, potência e desempenho. Acontece que ela costuma dar problema e, geralmente, quando isso acontece, ela empena o cabeçote. Então, como já deu problema no cabeçote, continuar rodando o carro com essa irregularidade pode fazer pressão no sistema de arrefecimento, formando bolhas.
Muitas pessoas tiram essa válvula para abaixar a temperatura do motor, entretanto, isso gera menos pressão no sistema, aumentando também o consumo e perda de potência, além de não trazer nenhum benefício para o carro.
Faça revisões na bateria
A bateria, segundo Adriel, fica automaticamente mais “pesada” com o frio. Ele explica que a solução da bateria depende da agitação de prótons e elétrons. No frio, essas partículas elétricas ficam mais pesadas e têm maior dificuldade de gerar tensão. Com isso, a partida fica mais pesada, o que agrava ainda mais se a bateria for de má qualidade ou estiver ruim.
A tensão da bateria pode cair muito e, com isso, dar um “reset” no módulo, desregulando as informações do painel. O ideal é fazer uma revisão preventiva da bateria. Fazer medição da queda de tensão.
Se andar no etanol, abastecer o “tanquinho” com gasolina aditivada
O principal cuidado que se deve ter no reservatório de partida a frio é a gasolina. Pois, dele é usada uma quantidade pequena que o motor injeta e, em média, somente quando a temperatura está abaixo de 15ºC.
Aquele tanquinho deve ser usado somente quando o carro estiver abastecido no álcool; quando usada gasolina, não deve conter gasolina no reservatório de partida a frio. Porque se tiver gasolina lá dentro, vai estragar e corroer todo o sistema de borrachas do reservatório.
Verificar correia
Quando a correia está próxima de vencer, ocorrem casos dela estourar por conta da baixa temperatura que resseca ainda mais a borracha.
Trocar o“aditivo de radiador”
É importante estar com um fluído de arrefecimento em ordem e de qualidade. O aditivo de radiador, como é popularmente conhecido, aumenta o ponto de ebulição da água e diminui seu ponto de congelamento. Sendo assim, tem função vital para regular a temperatura do carro.