Fritadeira elétrica sem óleo proporciona grandes benefícios à alimentação

A fritadeira elétrica sem óleo, também conhecida como Air Fryer, promete fazer fritura sem sujeira na cozinha e sem o cheiro desagradável que fica no ambiente depois. Além disso, ajuda no combate ao colesterol, nas dietas e também se tornou uma facilidade para os adeptos de vida saudável.
A nutricionista Lívia Almeida Santos esclarece os benefícios de se ter o equipamento em casa. “A princípio, é muito bom ter uma fritadeira sem óleo em casa. Principalmente, para aqueles que vivem na dieta, ou ainda, se tem alguém na casa com problemas de saúde (como colesterol alto), evitar o óleo nos alimentos é essencial”.

Com a fritadeira sem óleo, a comida fica mais saudável
Coxinha, churros e batata frita podem ser bem saborosos, mas, quando o assunto é saúde… A fritadeira sem óleo funciona da seguinte maneira: dentro dela há uma cestinha, onde são colocados os alimentos. Embaixo da cestinha, há um espaço livre, para que o ar quente gerado pelo equipamento seja “soprado” pela hélice em alta velocidade, ‘fritando’ assim o alimento.
“Por reduzir a quantidade de óleo ingerido no preparo dos alimentos, ela é bastante recomendada entre todos. É uma eficiência que todos deveriam ter, e eu recomendo certamente. Além de deixar o alimento saboroso, ela ajuda a torná-lo crocante e sequinho também”, comenta a nutricionista.
Ela ainda acrescenta que “com a redução de óleo que ela nos proporciona, a fritadeira também traz facilidade na manutenção e limpeza da cozinha; isso surpreende qualquer um”.
Segundo Lívia, em alguns alimentos há necessidade de usar um fio de óleo. “Em comidas naturais, como mandioca (aipim) e batatas frescas, é preciso colocar um fio de óleo. A vantagem é que, mesmo nesses casos, os fabricantes afirmam que o óleo usado é cerca de 80% menor (do que a quantidade de óleo utilizada em uma fritadeira normal). Mas, isso não tira o fato dela evitar o possível de óleo em nossos alimentos”.
O aparelho também não faz diferença no valor final da conta de luz. “Há modelos que consomem pouca energia e não chegam a aumentar o consumo mensal da casa. E se levarmos em conta que os preparos são rápidos, a economia de óleo, de gás e de tempo, ainda saímos no lucro; economizamos”, acrescenta Lívia.

O sabor
Com todas as vatagens que a fritadeira sem óleo pode oferecer, o sabor do alimento nem sempre ficará sendo o mesmo que daquele preparado na fritadeira normal. Isso depende muito do alimento.
“A maioria dos alimentos não ficará idêntica àqueles preparados mergulhados no óleo, já que, obviamente, terão menos gordura.
Aqueles alimentos que são comprados pré-prontos, como as batatas prontas para fritar, por exemplo, vão ficar com o sabor muito parecido, já que esses alimentos já passam por um processo de fritura antes de serem embalados, ou seja, já tem neles uma grande quantidade de gordura.
Porém, se optou por comprar um produto que tem como propaganda principal deixar as suas preparações mais saudáveis, já que não usa óleo, eu imagino que deve estar disposto(a) a fazer algumas mudanças nos seus hábitos alimentares e, então, acredito também que vai optar por usar a fritadeira sem óleo para preparar alimentos de melhor qualidade nutricional. No caso das batatas, por exemplo, pode (e deve) prepará-las em casa.
Nesse caso, o sabor não vai ficar idêntico ao das batatas de lanchonete, o que, na minha opinião, é ótimo, já que vai sentir realmente o sabor da batata e não o ‘sabor’ da gordura de que estamos acostumados a sentir”, explica a nutricionista.

Mal à saúde
Sobre os riscos dos alimentos preparados nesse equipamento devido às altas temperaturas, a nutricionista esclarece que “a acrilamida é um composto químico formado naturalmente em muitos tipos de alimentos quando são aquecidos (carnes, cereais, café, chocolates, pães e muitos outros). Quanto maior a temperatura e maior o tempo em que o alimento é exposto a altas temperaturas (maiores que 120º), maior a quantidade de acrilamida formada e, em grandes quantidades, pode sim fazer mal.
Porém, a acrilamida não é formada só em alimentos preparados na Air Fryer. Se um alimento for aquecido por bastante tempo, a temperaturas maiores que 120º no forno convencional, no forno elétrico, no fogão ou fritando no óleo, haverá também formação de acrilamida. Então, é muito mais favorável que você utilize uma fritadeira sem óleo para preparar um alimento do que a que use óleo, já que em todos os casos poderá ocorrer a formação dela, porém, no óleo, você ainda terá uma quantidade muito maior de calorias e de gordura, o que pode trazer muitos outros problemas para a saúde.
Alguns estudos também mostram que a maior concentração de acrilamida acontece quando o alimento fica muito ‘escurecido’ ou ‘queimado’. Então, evite deixar que passe do ponto”.

Desvantagens
“O tempo de preparo pode ser uma desvantagem, pois, ele é um pouco maior do que preparar uma fritura normal, por exemplo. Talvez você esteja com um pouco de pressa para comer, por exemplo, e não aguente esperar mais que 15 minutos. É preciso ter paciência para esses tipos de produtos. Outra desvantagem seria a capacidade da fritadeira. Se você estiver com uma turma de amigos, e quiser preparar uma porção maior, além do tempo da espera, você fará porções menores do que faria em uma fritadeira normal, e ainda demoraria horas para satisfazer todos os seus convidados”, comenta Lívia.

Aquisição do produto
Muitas marcas hoje têm uma Air Fryer no catálogo e fica difícil escolher.
“Como dica geral, é aquela de sempre: comprar de marcas desconhecidas nem sempre é uma boa ideia.
Pesquisar opiniões de quem já comprou antes garantirá que você não caia em roubadas. Os preços variam de R$ 250 a R$ 1.200. Mas, acalme-se, é um investimento que vale a pena.
Sempre é recomendado que você converse antes com alguém que já tenha adquirido, ou até experimente algum alimento preparado no equipamento para ver se gosta ou não”, finaliza Lívia.

Lívia A. Almeida Santos
Nutricionista
CRN: 24.393
Fone: (19) 99653-1799