Frutas: conheça os benefícios do consumo de alguns tipos

Elas existem de diversas cores e podem ser doces, ácidas e até azedas. Algumas são conhecidas por sua suculência, outras pela quantidade de fibras ou seu alto teor calórico. Fontes de vitaminas e sais minerais, todos os tipos de frutas são altamente nutritivos. Daniela Menardo, Nutricionista, explica que “de acordo com algumas características, elas podem ser classificadas em cinco grandes categorias. O consumo regular de frutas ajuda a fortalecer o sistema imunológico e garante a oferta de nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Além das vitaminas e sais minerais, esses alimentos possuem ainda flavonoides, antioxidantes, entre outros nutrientes, que ajudam na prevenção de condições como doenças cardiovasculares, diabetes e indigestão.
O consumo diário desse alimento basicamente evita a deficiência de minerais e vitaminas e quaisquer sintomas que possam estar associados à carência desses nutrientes. As frutas ainda são ricas em fibra e água, que ajudam no bom funcionamento do trato digestivo. E podem ainda ajudar a emagrecer, já que suprem a necessidade (e vontade) de comer doces”, completa.

Características dos
tipos de frutas
Frutas ácidas
“As frutas desta categoria possuem os ácidos mais fortes. Também chamadas de cítricas, são uma excelente fonte de vitamina C e de antioxidantes, o que ajuda a fortalecer o sistema imune e a prevenir algumas condições infecciosas.
O suco de limão é bastante recomendado para melhorar a digestão e também para reduzir os riscos de formação de pedras no rim”, comenta.
Principais frutas ácidas
Limão: Fonte de vitamina C, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, entre outros. É considerada uma das frutas cítricas com maior poder detox.
Laranja: Fortalece o sistema imune, ajuda no controle do colesterol, no processo de digestão e em casos de constipação, especialmente se for consumida com o bagaço.
Abacaxi: Contém cálcio, vitamina C, magnésio, potássio e betacaroteno. Fortalece o sistema imune, é benéfico para trato urinário e para a digestão e tem leve ação laxativa.
Morango: Fonte de vitamina C, manganês, ferro e cobre. Fortalece a defesa natural do organismo, ajuda a reduzir o colesterol ruim e alguns estudos apontam que tem papel no controle de alguns tipos de câncer.

Frutas semiácidas
Elas estão em uma faixa intermediária, entre as ácidas e as doces. As frutas dessa categoria costumam ser indicadas para a prevenção ou controle de diversas condições.
Maçã: Fonte de vitamina C, magnésio, potássio, ferro, fósforo, entre outros. Sua fibra é benéfica para o bom funcionamento do sistema digestório e também ajuda a fortalecer o sistema imune.
Pêssego: Fonte de vitamina C, vitamina E, potássio, cálcio e betacaroteno. Tem função laxativa e diurética e também auxilia a digestão.

Frutas doces
A principal característica desse grupo é o alto teor do açúcar típico das frutas, a frutose. Se consumidas em excesso, elas podem aumentar os níveis de glicemia. Por isso, esse tipo de fruta deve ser consumido com alguma fonte de fibra ou semente, para controlar os níveis de glicose no sangue.
Entre as frutas desse grupo, a banana é uma das mais consumidas. Mas, como é rica em carboidratos, pode gerar hiperglicemia em algumas pessoas.
Banana: Rica em vitamina C, manganês, potássio, cobre e magnésio. Previne câimbras e oferece energia extra antes de atividades físicas, tem fácil digestão.
Mamão papaia: Contém altos teores de betacaroteno, potássio, vitamina C, cálcio e fósforo. Ajuda no processo digestivo e na queima de gorduras.
Frutas hiper-hídricas
Mais de 90% da composição desses alimentos é de água. São uma ótima opção para os dias quentes e em casos de desidratação.
Melancia: Fonte de betacaroteno, vitamina C e cobre. Auxilia na hidratação e no processo de limpeza do organismo.
Melão: Rico em betacaroteno, vitamina C, B3, potássio e cobre. Ajuda a fortalecer o sistema imune, na hidratação e na limpeza do organismo.

Frutas oleaginosas
“Ricas em gorduras saudáveis. Essas frutas são indicadas para pessoas que precisam controlar o colesterol ruim

Daniela Belinatti Menardo de Oliveira.
Nutricionista Esportiva e Funcional.
CRN3- 10334

(LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). Ajudam ainda no controle da saciedade. Apesar dos benefícios, devem ser consumidas com bastante moderação, porque são muito calóricas”.
Abacate: Fonte de vitamina E, proteínas, ferro e cobre. É benéfico para o fígado e para o controle dos níveis de colesterol.
Nozes: Fontes de ômega 3, também têm alto teor de vitamina E, o que é importante para proteger os vasos sanguíneos e controlar a pressão arterial.
Castanha-do-Pará: É a maior fonte de selênio conhecida. O mineral atua na inativação dos radicais livres, ativa os hormônios da tireoide, contribui para a desintoxicação do organismo e fortalece o sistema imunológico.
Castanha-de-caju: É boa fonte de zinco, o que ajuda a prevenir anemia. As gorduras poli-insaturadas dessa oleaginosa reduzem os níveis colesterol ruim e elevam as taxas de colesterol bom.

O que são frutas secas e frutas cristalizadas?
“A fruta seca é produzida por um processo de desidratação, que pode ser feito de maneira natural ou artificial. Embora a água seja retirada da composição do alimento, boa parte dos sais mineiras e vitaminas são preservados. Portanto, as frutas secas podem ser uma alternativa saudável para o lanche ou mesmo para incrementar uma receita.

As frutas desidratadas têm alto índice glicêmico. Por isso, precisam ser acrescentadas no plano alimentar com um pouco de cuidado. Como a água é retirada da sua composição, o tamanho da fruta diminui. Isso significa que ela terá também uma maior concentração dos seus nutrientes em pedaços menores. Só que também tem teores mais concentrados de açúcar e calorias, o que exige moderação no consumo”, completa.
A nutricionista diferencia “as frutas secas têm uma vantagem muito importante: são mais resistentes ao tempo e podem ser guardadas por um período mais longo. Ao contrário das frutas desidratadas, as cristalizadas têm adição de açúcar no processo, podem ser cozidas e perdem boa parte dos seus nutrientes”.