Funcionários do Hospital reivindicam pagamento de seus salários e cogitam greve geral

Nesta sexta-feira (16), uma passeata em forma de protesto foi organizada por parte do quadro de funcionários do Hospital Beneficente Santa Gertrudes. A reivindicação é o atraso no pagamento dos salários referentes ao mês de novembro, com vencimento no dia 05 de dezembro. A passeata teve início na porta da instituição, que é filantrópica, e se estendeu, primeiramente para a prefeitura, e, depois, para a Câmara Municipal de Cosmópolis.
Frases de reivindicação foram entoadas diante dos respectivos prédios e os manifestantes ainda contaram com a ajuda de uma ambulância da área de saúde, alto-falantes e bandeiras.
A Guarda Municipal e a Policia Militar da cidade acompanharam todo o movimento para evitar tumultos ou conflitos no trânsito.
Segundo Márcia Regina Lima Paes, diretora do CIS Saúde, os funcionários contam com um repasse do caixa final da Câmara à Prefeitura, com pedido de intenção de repasse ao Hospital para sanar o problema. “A Câmara devolve a sobra do caixa para a prefeitura e, no ano passado, essa sobra foi passada para pagar o décimo terceiro dos funcionários do Hospital. Estamos pedindo que esse ano essa mesma verba seja repassada novamente para que possamos pagar nossas contas também. Conversamos agora com o presidente da câmara, Aristides Lange Filho, e ele já nos mostrou a carta de intenção, só estão esperando a aprovação do prefeito.”
Márcia ainda conta que o pagamento também é pela primeira parcela do 13º salário. “A greve não é somente pelo décimo terceiro, é pelo salário do mês que também não saiu. O 13º já sabemos que tem essa prerrogativa de ir até janeiro. O intuito desse movimento e da possível greve de segunda–feira (19) é o não pagamento do salário do mês.”
No movimento que aconteceu na tarde de hoje, estão somente funcionários em dia de folga ou em férias. O plantão hospitalar do HBSG até o momento continua completo. “Hoje só estão aqui os que estão de folga, de descanso. Não está faltando nenhum funcionário, restrição de nenhum setor, pelo menos até domingo. Se não houver um posicionamento sobre os salários até segunda-feira, 19, será greve geral. Mesmo assim, lembramos que 30% ficam para atender urgência e emergência, como deve ser por lei”, contou a diretora Márcia, que também é representante do movimento.
O Hospital Beneficente Santa Gertrudes (HBSG) tem passado por uma grave crise financeira nos últimos anos. Como conseqüência, falta de remédios, pedidos constantes de alimentos e dinheiro para a quitação de dividas à população, o encerramento da ala da maternidade, que gerou grande repercussão, entre outros. A instituição possui um quadro de 180 funcionários.
Tentamos entrar em contato com o Presidente do Hospital, Luis César Pacheco, porém, ele não foi contatado. Mesmo assim, em uma entrevista anterior ao jornal Gazeta de Cosmópolis, o mesmo alegou que o pedido de repasse já havia sido feito e enviado à Câmara para que o pedido dos funcionários desse certo.
Ainda na manhã desta sexta-feira (16), em uma oportunidade informal com o Prefeito da cidade, Dr. Antonio Fernandes Neto, o mesmo informou que o tempo é o maior problema no momento. “É necessário esperar fechar o caixa tanto da Câmara, quanto da Prefeitura, para que esse dinheiro seja repassado. Os repasses da Prefeitura com o Hospital estão em dia, estamos de mãos atadas, o orçamento que vier para janeiro estará sob administração da próxima gestão”, finalizou.

Nossa equipe entrou em contato com a assessoria do senhor José Pivatto. Assim que tiverem uma posição será publicada aqui na TV Jaguari.