Funções da Acupuntura durante a pandemia

Técnica é uma das inúmeras ferramentas da Medicina Tradicional Chinesa

Rodrigo Amaro Andrade Acupunturista SATOSP: 1474 GDAE: 00775610747 Tel. 19997093948 Interclínica, R: Ramos de Azevedo, 57 – Centro Centro Médico, R: Araras Jd Blumenau, 439.

A Acupuntura é uma das inúmeras ferramentas da MTC (Medicina Tradicional Chinesa) e tem por volta de 5000 anos. Apesar de ser milenar, ela continua super atual e, mesmo com toda a evolução da medicina ocidental, ela tem uma forte atuação em inúmeras doenças e desequilíbrios causados pelo estilo de vida agitado e estressante da vida moderna.
Outros recursos muito utilizados na Medicina Chinesa para tratamentos além da Acupuntura são a Fitoterapia, Massagem Terapêutica, principalmente, o Tuiná, Dietoterapia, Auriculoterapia, Ventosa, Moxabustão, atividades físicas, exemplo: Qi Gong, entre outros, e são usadas de acordo com a necessidade ou desequilíbrio apresentado pelo paciente.
Mesmo em uma pandemia como estamos vivendo da Covid 19, a Acupuntura se mostrou muito eficiente e foi muito utilizada nos hospitais da China, onde, em muitos deles, as duas medicinais atuam de forma conjunta, uma complementando a outra.
Nesses locais da China onde a Acupuntura e a Fitoterapia estão sendo usadas, estão tendo excelentes resultados segundo as pesquisas realizadas, tanto para tratar os pacientes como na prevenção do contágio dos profissionais que atuam na linha de frente.
Aqui no nosso país, a Acupuntura também pode ser muito útil nesses períodos. Ela atua, principalmente, para manter uma boa saúde física e mental das pessoas, ajudando a melhorar a imunidade, diminuir o estresse causado pelo excesso de informações negativas e o isolamento social, que acabam gerando muita ansiedade, depressão, insônia, pânico e uma série de outros problemas, que se não tratados adequadamente podem se agravar, diminuir a imunidade, aumentando o risco de contágio ou causar consequências até mais sérias que o próprio Coronavírus.