Fundação, o início da obra!

É fundamental que um engenheiro especializado e experiente seja o responsável por escolher a fundação certa para cada tipo de obra

As fundações têm uma importância muito grande na segurança e durabilidade de qualquer obra, pois são elas que distribuem adequadamente o peso de toda a construção para o solo. Assim, é fundamental que um engenheiro especializado e experiente seja o responsável por escolher a fundação certa para cada tipo de obra. Porém, para tomar essa decisão, esse profissional precisa analisar com cuidado, seguindo critérios técnicos, diversos fatores, que incluem características do solo, o peso final da edificação e os materiais que serão utilizados para montar a sua estrutura.
A primeira etapa que deve ser realizada é a sondagem do solo, que é nada mais do que o processo de reconhecimento e caracterização do terreno, sendo a maneira exata de conhecer as características do mesmo, extraindo, assim, informações de extrema importância, como a identificação das diferentes camadas do solo, o nível do lençol freático e a capacidade de carga ou resistência do solo em diferentes profundidades. Portanto, é um pré-requisito para o dimensionamento preciso e seguro para qualquer fundação.
Toda fundação dimensionada sem a análise geotécnica correta é um ‘’chute’’ que pode resultar em um subdimensionamento (ou seja, dimensionar as fundações de modo que elas suportem menos cargas que o necessário), algo que é extremamente prejudicial à obra, podendo gerar desde patologias visuais (fissuras, trincas e rachaduras) até o risco de acidentes fatais. A falta do conhecimento adequado do solo pode ainda resultar em um superdimensionamento da sua fundação (ou seja, dimensionar as fundações de modo que elas suportem muito mais cargas que o solicitado pela edificação), algo que encarece bastante a infraestrutura da obra e o cliente acaba tendo prejuízos financeiros.
Lembre-se que qualquer erro na infraestrutura da sua construção pode ser irreversível. Se refazer o reboco de uma parede é algo que gera grandes prejuízos, imagina só uma fundação mal feita!
Sendo assim, sempre que pensar em construir, contrate um profissional especializado e capacitado que vai te auxiliar de maneira correta e segura

Gustavo Henrique Marcolin, Engenharia Civil pela PUC, especializando em Projetos Estruturais pela UNICAMP.
F. 3882-2220