Funileiro conta como são os processos de funilaria e pintura

Rodrigo Amorielo está na profissão há 11 anos e começou com a restauração de seu próprio carro, uma Caravan

Rodrigo Amorielo, funileiro há quase 11 anos, iniciou na profissão após trabalhar por algum tempo como pintor em construção civil. Sua primeira experiência foi quando decidiu reformar seu próprio carro, uma Caravan. Após terminar o trabalho, o resultado chamou a atenção de seu vizinho, e o mesmo já solicitou que Rodrigo pintasse o Kadett dele. O resultado da funilaria feita no carro do vizinho despertou o interesse de um conhecido da igreja, que também já levou seu Fiat Elba para que Rodrigo pintasse. Dessa forma, Rodrigo montou sua oficina de funilaria e, até hoje, os serviços não pararam de aparecer. Em entrevista, ele conta um pouco dos detalhes do processo de funilaria.

Restauração
“No processo de restauro, primeiro é feito um jateamento. Depois, faço a funilaria, a retirada dos podres e o preparo da lata para pintura. É feita uma aplicação de primer PU, que é um fundo para receber a tinta. Esse primer passa por processo de lixamento e, em seguida, vem a pintura, que pode ser com tinta base poliéster ou PU. Feito isso, a pintura passa por um processo de lixamento para finalmente receber o polimento. Enfim, a montagem de mecânica e tapeçaria”.

Processo de funilaria
“A funilaria consiste na manutenção da lataria do veículo, como troca de caixa de assoalho e possíveis remendos”.

Processo de pintura
“Para realizar a pintura, primeiro é feita uma aplicação de massa poliéster diretamente na lataria. É feito o lixamento dessa massa com lixas de grão 40, 60 e 150 sucessivamente, daí a aplicação do primer PU“.

Processo de lixamento para pintura
“Nesse momento, são utilizadas lixas mais finas com grão 320, 400, 600, 800. E enfim o papelamento das peças”.
Processo de pintura
“Na pintura, é utilizada tinta poliéster ou PU e então é feito o envernizamento das peças”.

Processo de polimento
“Por fim, a pintura passa por um lixamento com lixas ainda mais finas, de grão 1200, 2500, 3000, 5000, acabamento com boinas de corte e boina de acabamento para finalizar com cera cristalizadora ou cera para brilho”.

Funilaria Garagem
Henrique Rogge, 15.
WhatsApp: (19) 99766-8534