Os funcionários públicos de Cosmópolis realizaram uma nova manifestação na manhã de sexta-feira, 23. Eles reivindicam o pagamento do Vale-Alimentação e o recebimento da cesta básica, os quais já estão atrasados. Em assembleia pública, os funcionários discutiram a possibilidade de entrarem em greve. O líder do sindicato, José Nascimento, afirma que a decisão sobre a greve ainda divide opiniões. Alguns servidores são contrários à greve, pois, segundo eles, afetará uma nova gestão e essa não tem relação com a anterior.
Os trabalhadores marcaram outra manifestação para dia 27, quando será discutida em assembleia novamente a possibilidade da greve. O sindicalista acredita que, até a data, existe a possibilidade da prefeitura receber uma verba do governo federal e, com isso, fazer a distribuição da verba para os servidores. “Temos a expectativa de que se crie um cronograma de pagamento”.Com o quadro de aproximadamente dois mil funcionários, a manifestação contou com número reduzido de pessoas participantes. Segundo Nascimento, cerca de 170 pessoas participaram. Ele conta que esse número enfraqueceu o movimento e, conseqüentemente, retarda a decisão da gestão diante do tema.
A rua em frente à Prefeitura Municipal permaneceu fechada das 9h00 às 10h30.
José Nascimento afirma que “já que não podemos fazer a ceia de natal com o cartão alimentação, porque vamos ter que fazer com o décimo terceiro, vamos ter que fazer a ceia do ano novo com o cartão. Essa é a nossa esperança”.