Gabbai Bike e Aventura

A bike é uma experiência, tira a pessoa da rotina, proporciona interação com outras pessoas, além de trazer benefícios à saúde e aumento da disposição

Cicloturismo é uma maneira de viajar utilizando a bicicleta como veículo, percorrendo longas distâncias. Existe também o passeio ciclístico, que é passear de bicicleta percorrendo pequenas distâncias. Essas modalidades fazem parte da prática do ciclismo.
Cosmópolis tem uma identidade muito forte voltada ao ciclismo. É comum se deparar com várias pessoas que utilizam a bike como meio de transporte, outras como forma de lazer e também como meio da prática de esportes (Mountain Bike e o BMX são as principais).
Nessa matéria, falaremos sobre um profissional do ramo. Eduardo Gabbai é ciclista nato; mecânico de bikes; e atleta do segmento de Mountain Bike. Ele conta que, para ele, o ciclismo aconteceu naturalmente. Ele pedala desde o seu primeiro contato com uma bicicleta, aos 14 anos, quando precisou começar a trabalhar. A paixão foi imediata, ele nunca mais deixou de andar de bicicleta.
Integrou a equipe de vinte atletas municipais de Mountain Bike do SETUR; onde participou de diversas competições. Essa equipe levou o nome de Cosmópolis longe, sempre tiveram destaque.
Ao longo do tempo, procurou trabalhar em outras áreas, mas a bike sempre o chamou de volta e ele nunca conseguiu abandonar esse lado. Durante um tempo, teve uma loja e oficina, porém, acabou fechando e levou sua oficina para casa, onde realiza reparos nas bikes de seus clientes.
No tempo em que vendeu bicicletas, sempre procurou mostrar que a bicicleta não é um simples objeto. Junto com ela, a pessoa compra a experiência, a vivência que ela traz. A bike é uma experiência, tira a pessoa da rotina, proporciona interação com outras pessoas, além de trazer benefícios à saúde e aumento da disposição.
Seu maior sonho é poder trabalhar somente com ciclismo, compartilhar com as pessoas as experiências vividas através do cicloturismo e do passeio ciclístico; ele está sempre pronto a ajudar quando o tema é bicicleta, procura orientar e fazer o que é justo para cada pessoa; realizando sempre um atendimento personalizado.
O Gabbai tem diversos projetos. Um deles é o Pedal de Boa, realizado com o apoio do Turismo. Trabalho que ele realiza voluntariamente, ou seja, não ganha dinheiro com isso. Ele apenas pensa que é importante incentivar a prática de ciclismo, quer compartilhar os conhecimentos que adquiriu na prática com quem está iniciando ou gostaria de iniciar no esporte; seja pelo simples prazer do passeio ou por uma mudança de vida. Com duração de aproximadamente uma hora e meia, as saídas acontecem todas as quartas-feiras às 19h09 a partir da Praça do Rodrigo. Para participar, é só chegar e é obrigatório o uso de capacete, farol e sinalizador traseiro.
Como é profundo conhecedor das diversas belezas naturais de Cosmópolis, é muito procurado por pessoas de fora para guiar até locais mais difíceis de encontrar, como o Penicão, a Gruta da Bépa e a Gruta do Carrapicho.
É importante comentar que ele também é peregrino; fez muitas vezes peregrinação de bike e acabou conhecendo variados ramais do Caminho da Fé, com destino a Aparecida do Norte, tendo muita história para contar. Muitas vezes, ele acompanha pessoas que não sabem como percorrer essa jornada.
Ele comenta que o Caminho da Divina Providência tem uma beleza singular e muito próxima de quem está percorrendo, ao contrário de outros ramais, que demonstram a beleza na paisagem.
Seja para uma manutenção da sua bike ou para uma ajuda em seus passeios por Cosmópolis, pode procurar pelo Gabbai. O telefone de contato e WhatsApp é (19) 98137-6410. Procure nas redes sociais por Gabbai Bike Aventura.

Bora, pedalar?

Texto: Letícia Atmann Frungilo
Fotos: Sílvio Alves e outras gentilmente cedidas pelo Gabbai
Facebook: turismocosmopolis