GAECO prende cinco em operação, sendo um de Cosmópolis

Cinco pessoas do alto escalão de órgãos públicos foram presas na manhã desta segunda-feira, 07, pelo Ministério Público (MP) de Campinas (SP), inclusive, na cidade de Cosmópolis. Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do MP (Gaeco), os alvos dos cinco mandados de prisão temporária e 13 de busca e apreensão estão nas cidades de Cosmópolis, Campinas, Jaguariúna, Holambra, Cordeirópolis, Santo Antônio de Posse, Nova Odessa, Bauru (SP) e São José do Rio Preto (SP).
A operação se trata de crimes de fraudes em licitação e concurso público, falsidade ideológica e corrupção em cidades do interior do estado de São Paulo. Uma pessoa foi detida em Cosmópolis, entre as cinco: o superintendente do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental Consab). Também foram detidos o presidente do Saae e secretário de Serviços Públicos de Cordeirópolis; a sócia da Orhion Consultoria, empresa que organiza concursos públicos; o ex-secretário municipal de Obras e Serviços em Jaguariúna; e o diretor da Secretaria de Serviços Públicos de Santo Antônio de Posse. Computadores, telefones e documentos aprendidos estão
sendo levados à sede do MP.

Acusação de pagamento de propina
A operação foi denominada “Apaniguados” e investigou, durante mais de quatro meses, um grupo criminoso. Segundo o Gaeco, os alvos são especialistas em fraudar concursos públicos, especialmente de consórcios públicos.

Órgãos públicos entre os alvos

Campinas – condomínio no bairro Cambuí e consultoria de concursos
públicos no distrito de Sousas, bairro Jardim Botânico.
•Cosmópolis – sede do Consórcio Intermunicipal na Área de Saneamento
Ambiental (Consab), no Centro.
•Cordeirópolis – Secretaria Municipal de Serviços Públicos e o Serviço
Autônomo de Água e Esgoto (Saae), no Centro.
•Jaguariúna – Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, no
bairro Vargeão.
•Holambra – condomínio residencial no bairro Parque Nova Holanda