Garanta a saúde do seu animal durante o período de frio

Neste tempo é comum cães e gatos contraírem doenças respiratórias

O período outono/inverno, caracterizado por suas baixas temperaturas, exige alguns cuidados para garantir a saúde  dos animais de estimação.
Durante o frio, é mais comum cães e gatos contraírem doenças respiratórias. “No caso dos cães, podem contrair a Traqueobronquite, conhecida popularmente como Tosse dos Canis, cujo principal sintoma é a tosse, e que se não for tratada pode evoluir para um quadro de pneumonia.
Já no caso dos gatos, a doença mais comum no frio é a Rinotraqueíte, cujos principais sintomas são secreção nasal e ocular.
Ambas as doenças podem ser prevenidas através de vacina, portanto, é importante procurar um médico veterinário anualmente para realizar a vacinação”, explica a médica veterinária Natalia Idalgo de Queiroz.
Além das doenças respiratórias, cães e gatos idosos sofrem mais no frio quando possuem problemas ortopédicos, como, por exemplo, artrose, hérnia de disco ou displasia coxofemoral. “Os proprietários percebem que os animais ficam mais relutantes a levantar, andar, brincar, correr ou subir no sofá e escadas, podendo até perder o apetite devido a dor. Nestes casos, também é importante procurar auxílio médico veterinário para realizar o controle da dor”, alerta a especialista.

Opções
Outros cuidados incluem o uso de roupinhas e cobertas para os animais de pelo curto. “Não tosar os pelos dos animais de pelo longo muito curto; evitar passeios em horários do dia em que a temperatura está muito baixa; evitar banhos muito frequentes; e hidratar bastante os animais, principalmente, os gatos que tendem a beber menos água no frio e podem ter problema com a formação de cálculos urinários”, conclui a veterinária.

Natalia Idalgo de Queiroz
Médica Veterinária
CRMV-SP 23.967