Gazeta de Cosmópolis comemora 25 anos de história

o jornal impresso que atravessa a era digital com credibilidade e tradição...

1º Editorial da Gazeta de Cosmópolis em 1995

Neste primeiro Editorial, repare que a Gazeta chegou de forma tímida, com falhas de impressão

Editorial da Gazeta de Cosmópolis 2020

E que venham os próximos 25 anos… Notícias sempre vão existir, de uma forma ou outra, sempre vão existir. Veja que o livro mais antigo do mundo, a Bíblia, dentre seus livros, há narrativas históricas, fatos, poemas, pensamentos etc.. Naquela época, não existia a palavra e nem a profissão “jornalista”, mas, existia a notícia. Com o advento da internet, mudou e mudará muita coisa, mas, a notícia em si nunca mudará. Sempre vai existir. Notícia não morre. Há apenas 25 anos, a Gazeta de Cosmópolis foi o primeiro jornal colorido da cidade. Naquela, época não havia fotos digitais, elas precisavam ser reveladas, isso mesmo, transformadas em fotos de papel para depois irem para o jornal. Lembramos que o fotógrafo Bruno Petch fazia esse serviço rápido para nós, a revelação. Em várias vezes, cortava pedaço do filme de 36 fotos para aproveitar uma ou duas fotos tiradas de última hora!
Celular, não existia nem em sonho! Ninguém andava com uma máquina fotográfica, muito menos gravador de voz.
A tristeza que temos destes 25 anos é que muitos entrevistados, pessoas queridas já não estão mais conosco. Pessoas que fizeram a história de nossa cidade. 25 anos são pouco, mas, em alguns aspectos são muito. Muita gente se foi…
O jornal impresso nunca acabará. Muitos leitores adoram sentir o papel na mão, o cheiro do papel jornal e, depois da leitura, reutilizá-lo para embalagem ou outra serventia para casa ou comércio. O papel jornal não agride a natureza, pois, é altamente biodegradável.
Quanto ao futuro do jornal impresso, reiteramos, não acabará nunca, o papel é prova, é credibilidade. Assim como o livro existe até hoje. Já ouvimos muitos dizerem: “Saiu na Gazeta? Então, é verdade!!! Finalizando, o jornal papel andará de mãos dadas com a mídia digital, isso não tem volta mais. Que venham os próximos 25 anos…
A Direção

Leitores

25 anos – Bodas de Prata da Gazeta de Cosmópolis…
Ser Escritora ou escritor, a palavra ser escritora é de quem escreve elementos de apreensão, compreensão e transparência para quem lê. Somente aquele que escuta, pode aprender e compreender os devaneios poderosos produzidos pela ação da palavra. É uma mágica que faz descobrir mundos que estão além do que os olhos enxergam a partir daí. Cria uma realidade nova, um novo mundo que talvez não tenha sido simplesmente enxergado.
Quem lê encontra novos endereços com o poder de reescrever acontecimentos. A transformação é fruto da ação mágica das palavras dispostas em textos mágicos que trazem viagens maravilhosas até para aqueles que, literalmente, nunca deixam de pisar no mesmo chão. Para quem lê, nunca falta chão para pisar e, ao mesmo tempo, nunca falta asas para usufruir e voar. E quem escreve oferece a oportunidade de compartilhar voos para além do incrível.
Assim, devemos festejar esse grande sucesso com o nosso diretor Gelson, que faz tudo para deixar todos os assinantes da Gazeta – o jornal que ele nos oferece – satisfeitos com as informações adquiridas da nossa querida Cosmópolis.
Parabéns pelos 25 anos do Jornal Gazeta de Cosmópolis. Saiba que o mérito é seu, Gelson D’Aolio, junto de todos os seus funcionários que também fazem parte desta jornada e desses 25 anos. Parabéns a todos pela dedicação e amor.
Com carinho, Maria Ondina

“Tive conhecimento deste jornal logo no início de sua fundação e, no decorrer dos anos, lendo-o toda semana, aprendi a admirar esse trabalho sério e responsável.
Hoje, estou aqui, em poucas palavras, para homenagear a Gazeta de Cosmópolis pelos seus 25 anos de luta e dedicação, tornando-se um jornal conceituado e uma referência para nós, cosmopolenses.
Quero desejar muito sucesso e reconhecimento para os anos vindouros. Que Deus continue abençoando-os. Parabéns pela conquista e pelo trabalho!”
Rosely do Carmo Leite dos Santos

“Hoje as notícias estão por todos os lugares, mas, qual a veracidade dessas informações? Diariamente nos deparamos com a triste realidade de uma onda de ‘FakeNews’ na internet, talvez, o mal do século: informações transmitidas sem responsabilidade ou compromisso com a verdade. A Gazeta de Cosmópolis é diferente; temos um meio de comunicação, como a Gazeta de Cosmópolis, que traz a informação com veracidade, real e de forma plural. É uma honra termos o Jornal Gazeta de Cosmópolis como um patrimônio da cidade!”
Ruan Soares de Lima

“Uma longa e produtiva trajetória, permeada de seriedade, compromisso e amor pelo Município de Cosmópolis. Nesses 25 anos de Gazeta de Cosmópolis, muitos capítulos da história de nossa cidade foram registrados pelo jornal, imortalizando os momentos mais marcantes de nossa Cidade Universo.
Páginas e mais páginas que contam a história de cosmopolenses que, por sua vez, fazem a história do Município acontecer. Cenas cotidianas captadas e registradas ao longo dos 25 anos de sucessivas edições do jornal que é ansiosamente aguardado pelos cosmopolenses todas as sextas-feiras.
É uma honra fazer parte dessa honrosa jornada e poder comemorar esses 25 anos junto com a equipe que faz do Jornal Gazeta de Cosmópolis um verdadeiro patrimônio de nosso Município”.
Renato Trevenzolli,
o primeiro entrevistado da Gazeta de Cosmópolis

 

Na Rua Artur Nogueira, onde tudo começou…

Primeira página do Jornal Gazeta de Cosmópolis há 25 anos

Fachada da sede da Gazeta de Cosmópolis atualmente, na Avenida da Saudade, 442