Gengivite é causada pelo acúmulo de bactérias sobre os dentes

Entre os sintomas estão vermelhidão, inchaço e sangramento da gengiva

“Alterações hormonais, fumo e algumas doenças crônicas, como diabetes, são fatores que propiciam o desenvolvimento da gengivite”

Sangramento ao escovar os dentes pode indicar sinal de doença presente.
A Gengivite é um tipo de doença periodontal causada por um processo inflamatório do tecido gengival. Essa inflamação acontece pelo acúmulo frequente de placa bacteriana, que é uma camada de bactérias e restos alimentares que se desenvolve sobre todo o dente. Essas bactérias presentes na placa irritam o tecido gengival, promovendo sua inflamação.
Alterações hormonais, fumo e algumas doenças crônicas, como diabetes, são fatores que propiciam o desenvolvimento da gengivite.

Sintomas
“Os sintomas da doença são vermelhidão, inchaço e sangramento da gengiva ao escovar os dentes ou passar fio dental”, explica a dentista Dra. Tahaís Godoi Gomes.

Tratamento
“O tratamento e dicas de prevenção são semelhantes: escovação correta após todas as refeições, uso do fio dental diariamente e visita regular ao dentista”.

Contágio
“A doença não é contagiosa, pois, é dependente do acúmulo de placa nos dentes, gerando, assim, a inflamação. Qualquer pessoa pode desenvolver a doença, mas, alguns grupos são mais propícios, como mulheres com alteração hormonal, pacientes com diabetes, doenças imunossupressoras”, finaliza.