Gepan contará com ensino integral a partir de 2022

Aulas ocorrerão das 7h às 16h para alunos do Ensino Médio, proporcionando mais conhecimento e qualidade

Nilze Chiriato Morais Diretora da E.E. Dr. Paulo de Almeida Nogueria

A partir do próximo ano, a Escola Estadual Dr. Paulo de Almeida Nogueira, popularmente conhecida como Gepan, passará a contar com ensino integral para os alunos do 1° ao 3° ano do Ensino Médio. As aulas ocorrerão das 7h às 16h.
A iniciativa faz parte do Programa de Ensino Integral (PEI) para mais 778 escolas do Estado de São Paulo. Criado em 2012, o PEI potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão.
No primeiro, são trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida.
O segundo permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada.
A Diretora da escola, Nilze Chiriato Morais, falou sobre a mudança. De acordo com ela, “já estamos trabalhando com o Novo Ensino Médio, onde a Proposta Curricular aproxima o estudante das transformações da sociedade e do mundo do trabalho. E além de todos os conhecimentos básicos, o jovem pode escolher suas áreas de maior interesse, atuando ativamente na escola e definindo seu Projeto de Vida. O protagonismo juvenil é o foco maior do Novo Ensino Médio.
A partir de 2022, o Gepan passará a fazer parte também do Programa de Ensino Integral, oferecendo ainda mais possibilidades de sucesso aos nossos alunos do Ensino Médio, que estarão na escola das 07h00 às 16h00.
Para que esse aumento de carga horária seja realmente um ganho em aprendizagem de qualidade para os alunos, a escola já está se preparando para isso”.
Sobre a citada preparação da escola para proporcionar um real ganho em aprendizagem, Nilze diz: “Por exemplo, criamos um espaço para os jovens construírem seus protótipos de robótica. A importância desse aprendizado já pode ser comparada ao ensino de outras línguas, como o inglês e o espanhol. Ele estimula o raciocínio lógico, propicia uma melhor escrita, incentiva o aluno a aprender matemática, física e língua inglesa, auxilia no desempenho pessoal e profissional, estimula a criatividade, desenvolve habilidades para solucionar situações adversas. Para nossa sorte e de todos os nossos alunos, o Gepan conta com um professor especializado em Robótica.
Também já investimos em instrumentos musicais como violões, guitarras, flautas, instrumentos de percussão, teclados, para desenvolvermos o gosto pela música.
Construímos um palco enorme para as aulas de teatro e dança.
Para as aulas de Biologia, adquirimos protótipos de todos os órgãos do corpo humano para as práticas experimentais, assim como um esqueleto fantástico que mostra até nossos músculos.
Nosso laboratório de Química será reformado agora no segundo semestre, tornando-o mais moderno e equipando-o com ainda mais materiais. Já adquirimos capela para exaustão de gases, balança, condensadores e destiladores, vidrarias e reagentes em geral. Para as experiências acontecerem e para os estudantes colocarem em prática o que estão estudando na teoria.
Também já providenciamos materiais para as aulas de Educação Física e mesas de jogos variados para os momentos de descontração: ping-pong, pebolim, air hockey. Muitos jogos de tabuleiro também.
Em 2019, nossos alunos foram aprovados em 22 universidades públicas de renome, como USP, Unicamp, Unesp e Ufscar, além de outras em diferentes estados. Outros 22 alunos conseguiram bolsas em universidades pagas.
A pandemia acabou prejudicando o aprendizado de todos os estudantes, mas acreditamos que, no próximo ano, com a ajuda de Deus, estaremos livres dessa doença e nossos alunos alcançarão ainda mais sucessos na vida com esse tempo maior na escola. Para mim, que fui aluna do Gepan na década de 60, é um orgulho imenso ver nossa escola cumprindo o seu papel de educar e preparar para a vida nossos jovens estudantes. Aproveito a oportunidade para agradecer ao Governo do Estado de São Paulo todo o investimento que está sendo feito nas Escolas Estaduais. Em especial, ao nosso Secretário da Educação, Sr. Rossieli Soares, com certeza, um educador à frente do seu tempo, que não mede esforços para que o Estado de São Paulo tenha o melhor ensino público do Brasil. Gratidão, Secretário!”, encerra a Diretora.