Gepan recebe os alunos com projeto de acolhimento

Ano de 2020 começa com muitas mudanças, entre elas, o aumento da carga horária de aulas

Na segunda-feira, 03, a Escola Estadual Dr. Paulo de Almeida Nogueira, mais conhecida como Gepan, deu início ao seu ano letivo. E, desta vez, a recepção aos alunos foi feita de uma forma diferente e totalmente dinâmica.
O projeto de acolhimento foi solicitado pelo Governo, devido às mudanças do Novo Ensino Médio, que conta com o acréscimo de 3 matérias, sendo elas Projeto de Vida (PV), Eletivas e Tecnologia, e o aumento de 15 minutos em cada período, passando de 6 para 7 aulas por dia. Para dar as aulas de PV, Eletivas e Tecnologia, os professores tiveram que fazer alguns cursos no ano anterior.
Em 2019, os professores e a coordenação da escola começaram a escolher alguns alunos para formarem a equipe de acolhimento de 2020. Essa equipe conta com 40 acolhedores, sendo eles alunos do 2° e 3° anos e alguns antigos alunos que se disponibilizaram a participar do projeto. Esses alunos tiveram um preparo durante todo o mês de janeiro, com reuniões e estudos sobre tudo o que seria passado para os outros alunos no dia do acolhimento.
O projeto se realizou nos períodos da manhã e tarde, sendo que ambos funcionaram da mesma forma. Quando os alunos chegaram, foram encaminhados todos à quadra da escola, onde foi feita a apresentação da direção e dos professores. Todos os alunos foram divididos em grupos, sendo eles de classes e séries diferentes. Ao chegarem à sala, os alunos foram recepcionados pela equipe de acolhimento. Foram divididos 4 acolhedores para cada sala. Esses acolhedores falaram sobre PV, as Eletivas e sobre os 4 pilares da educação. O conteúdo passado para os alunos contou com a leitura de textos, execução de dinâmicas e a exibição de alguns vídeos.
O Projeto de Vida, PV, é a matéria que engloba o que o aluno quer para o seu futuro, ou seja, o que ele quer seguir quando terminar o ensino médio.
As eletivas são as matérias que englobam algumas especialidades, como teatro, culinária, música e outros. Os alunos poderão escolher a eletiva que querem participar; elas serão executadas às segundas-feiras durante a 3ª e 4ª aula em todas as escolas.
Os quatro pilares da educação são os mais fundamentais para uma boa convivência na escola. Todos os pilares devem atuar juntos, pois, quando um pilar não está correto, toda a estrutura se destrói.
No final do período, os alunos voltaram à quadra para participarem da culminância, onde cada sala deveria apresentar algo que mostrasse o que eles aprenderam com a equipe de acolhedores. Foram apresentados teatros, poemas, reflexões e outros.