Gestantes devem se exercitar para melhor desenvolvimento do bebê

Os dias mais frios tendem a diminuir a frequência da prática de exercícios físicos. Mesmo estando num inverno relativamente quente, essa é a estação em que mais deixamos os exercícios em segundo plano. O mesmo ocorre com as gestantes, que, por conta da gravidez, diminuem ainda mais as atividades físicas conforme a barriga vai crescendo. Deve-se levar em conta que a maioria das gestantes sente mais fome nessa fase, e o tempo frio colabora para o aumento do apetite.

Porém, ao diminuir os exercícios físicos, o corpo fica retraído e surgem inchaços e aumento de peso. Segundo a Fisioterapeuta Naara Ribeiro, no inverno, as dores aumentam, principalmente, em quem tem a musculatura mais frágil. “As articulações e ossos, geralmente, sofrem mais com a dor, por isso, é importante praticar os exercícios em todas estações do ano, para promover melhor qualidade de vida durante a gravidez”, recomenda.

De acordo com a especialista, durante a gravidez, o corpo da mulher sofre várias alterações, e muitas delas podem ser controladas com as atividades físicas. “Entre elas, estão: aumento dos seios, inchaço, aumento de peso, indisposição e sonolência, dores na coluna e em membros inferiores, além de outras regiões do corpo, dependendo da mulher”, indica.

A especialista afirma que praticar exercícios físicos na gravidez traz uma série de benefícios para a mãe e para o bebê. Ela cita os seguintes:
• Melhora a circulação sanguínea;
• Reduz o inchaço;
• Fortalece a musculatura abdominal;
• Melhora a postura;
• Contribui para o funcionamento do intestino;
• Diminui as dores lombares;
• Controla o peso;
• Prepara o corpo para o crescimento do bebê;
• Facilita a recuperação pós-parto.

É importante ressaltar que nem todas as atividades são permitidas e o acompanhamento médico é indispensável. Contra-indicações de atividades físicas na gravidez são relativas e não existe nenhuma que seja absoluta. Desde que a mãe e o bebê estejam saudáveis e o profissional que a acompanha tenha ampla experiência em trabalhar com gestantes, os riscos são praticamente inexistentes. No entanto, deve-se estar atento a alguns sinais que podem indicar que esta não é a melhor hora de praticar os exercícios, como, por exemplo, batimento cardíaco acelerado, pressão alta descontrolada, falta de ar, dor abdominal, sangramento vaginal, contrações muito fortes ou muito próximas.

A atividade física terá que ser uma específica para cada período da gestação. “Em cada trimestre, a mulher precisará ter cuidados diferentes. Enquanto no primeiro ela pode caminhar 30 minutos sem parar, esse tempo será reduzido conforme os nove meses chegam ao fim. Lembre-se: não importa qual seja a atividade escolhida, os exercícios promovem uma série de benefícios à saúde da mulher e de seu bebê”, observa a profissional.

Naara Ribeiro Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates Crefito: 147611-F Fone: (19) 99699-5715

Naara Ribeiro
Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates
Crefito: 147611-F
Fone: (19) 99699-5715

No pós-parto, a Fisioterapeuta explica que os exercícios também trazem uma série de benefícios: contribuem para que a mulher se restabeleça mais rapidamente, além de melhorar o humor e, consequentemente, fazer com que ela se sinta mais bonita. “Não é apenas a mulher que ganha com a atividade física. Um estudo recente sugere que atividades durante a gestação contribuem para o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê”, informa ela.

Pilates
Naara afirma que o Pilates é um dos melhores exercícios para as gestantes, porque é uma atividade física de baixo impacto e ótima para auxiliar no fortalecimento dos músculos centrais do corpo. “Se o abdômen, as costas e o assoalho pélvico estão tonificados, eles suportarão com mais conforto e resistência o período de gestação e a hora do parto”, esclarece.

A capacidade de adaptação dos exercícios também é um fator importante que torna o Pilates a atividade física predileta das grávidas. “A maioria deles pode ser modificada de acordo com cada fase da gravidez para permitir exercícios mais suaves ou focados em determinada área do corpo. Além disso, o Pilates também é famoso por ajudar as novas mamães a recuperarem a forma física que tinham antes da gravidez. Entre outras atividades estão atividades aquáticas, musculação, alongamento e ioga”, cita a profissional.

Atividades aquáticas também são muito benéficas, sejam durante a gravidez ou antes e depois dela

Atividades aquáticas também são muito benéficas, sejam durante a gravidez ou antes e depois dela