Ginástica Objetivo está arrecadando fundos para viagem à Áustria

O grupo de ginástica artística do Colégio Objetivo está arrecadando fundos para uma viagem à Áustria, que acontecerá em julho de 2019. A oportunidade surgiu a partir de uma seletiva da Federação e Confederação Brasileira de Ginástica. O grupo se inscreveu para o evento e, desde o credenciamento, os integrantes estão trabalhando para comparecerem.
Para tal, Neusa Gusikuda, professora do Projeto, e o grupo de pais e ginastas estão dedicando-se à arrecadação e fundos para a viagem, além de patrocinadores interessados no projeto. “Nós somos um grupo de pais que tentamos apoiar a Neusa para arrecadação de fundos, participamos das festas, fritamos mandioca para vender, fizemos sorteios e doces.
Tentamos nos organizar para participar dos eventos e conseguir arrecadação. Nossa intenção é essa, mas, visamos também o objetivo da escola, que é reunir a família, tanto para a arrecadação, como propiciar momentos para a família estar reunida”, explica a mãe de um ginasta e professora do colégio, Sandra Tofanetto Bromel.
Segundo ela, é importante que haja projetos como estes para mostrar às crianças a necessidade de batalhar para conseguir o que se deseja. “Poderíamos, por exemplo, levantar esse dinheiro com recurso próprio, mas, não é sensato. Eles devem ajudar em todo o processo, pois, assim, valorizam a conquista”, afirma.
Para Neusa, os jovens aprendem muito mais do que o exercício físico, mas, também valores como cuidado ao próximo, respeito e responsabilidade.
Na Áustria, o grupo irá levar um pouco da cultura brasileira, de acordo com a professora. Com isso, juntarão a arte circense, acrobacias e danças, sempre seguindo a proposta cultural. “Estamos tentando isso pela lei do incentivo. A empresa, quando doa alguma quantia, não precisa retirar de um caixa próprio, já que o Governo libera um fundo para usar em projetos como este”.
A viagem durará em torno de 10 dias; 7 deles na Áustria e 3 deles em Portugal, para atender um convite. Infelizmente, ainda não há a verba necessária para garantir a presença do grupo nos dois países.
Mas, enquanto a data não chega, o grupo de mães e ginastas continuará a arrecadar fundos, por meio de eventos. “Dia 21 de setembro, teremos a I NOITE DA PIZZA “MAMMA MIA” (rodízio com a Torre de Pizza) na escola. Faremos outros eventos, principalmente, na cidade, Cosmopolitano e APAE. Sempre teremos barracas”, explica a professora e mãe de um atleta, Karen Daianeze.
Por fim, o grupo de ginástica estará com apresentações na Noeland, em Holambra, em dezembro, onde também contará com a presença da barraca de arrecadação.

Professoras Karen Daianeze e Sandra Tofanetto (mães de atletas), junto com a professora Neusa Gusikuda (centro)

Ginástica do Colégio Objetivo
Existente há 15 anos, o grupo foi criado após o aumento da procura de jovens pela modalidade. A diretoria do colégio, juntamente com a professora Neusa Gusikuda, iniciaram as aulas, que passaram a contar não só com alunos da instituição, mas da rede pública e outros colégios particulares.
Hoje, o projeto ganhou um alto grau e seriedade, recebendo convites para apresentações por todo país, programas de televisão e até campeonatos internacionais. No ano de 2017, os atletas realizaram apresentações na Argentina, viagem também custeada por arrecadações.