Ginecologista tira as principais dúvidas relacionadas à adolescência feminina

Perguntas sobre menstruação, higiene e hormônios são bem comuns nessa fase da vida

A chegada da adolescência, é um período de muitas incertezas sobre seu próprio corpo, principalmente, entre as mulheres. Para ajudar, o Ginecologista e Obstetra, Rodrigo de Angelis, reponde às principais perguntas sobre o tema.

Quando eu vou menstruar?
A primeira menstruação, também conhecida como menarca, normalmente acontece por volta dos 12 anos, no entanto, em alguns casos, a primeira menstruação pode acontecer antes ou depois dessa idade devido aos fatores hormonais e histórico menstrual das mulheres da mesma família.
O aparecimento de alguns sinais e sintomas podem indicar que a primeira menstruação está próxima, como aumento dos quadris, crescimento das mamas e aparecimento de pelos nas axilas, por exemplo.

Como funciona a menstruação?
A menstruação é a descamação das paredes internas do útero quando não há fecundação. Essa descamação faz parte do ciclo reprodutivo da mulher e acontece todo mês. O corpo feminino se prepara para a gravidez, e quando esta não ocorre, o endométrio (membrana interna do útero) se desprende.

Como fazer a higiene durante a menstruação?
Independente da época em que a mulher se encontra, dentro ou fora do período menstrual, ela deve lavar a região íntima como de costume. “O indicado é que ela use sabonete neutro, de preferência aqueles que são especialmente para a região.

Mulheres virgens podem usar absorvente interno?
O absorvente interno pode ser usado por todas as mulheres saudáveis e também pelas meninas que ainda são virgens, sendo que neste caso é recomendado colocar o absorvente interno muito lentamente e usar sempre um absorvente pequeno para evitar romper o hímen.

O sangue da menstruação transmite doenças? Posso transar menstruada?
Ter relação sexual durante a menstruação é uma questão de gosto, uma opção da mulher ou do casal e não traz nenhum problema para a saúde, exceto nos casos em que a mulher for portadora do vírus do HIV, pois, o parceiro, ao entrar em contato com o sangue contaminado, pode aumentar as suas chances de contrair a doença. Existem casais que evitam as relações sexuais durante a menstruação por questões de higiene, outros são indiferentes e alguns até gostam, porém, em todos os casos de parceiros não fixos é indicado o uso de preservativo.

Meu fluxo menstrual é intenso?
O fluxo menstrual varia muito de mulher para mulher e também pode ir mudando durante a vida, conforme a idade. Não existe um padrão, mas é importante ficar atenta a algumas questões.
Primeiro: um ciclo menstrual tem, em média, 28 dias, e começa com a menstruação, que dura de 3 a 8 dias. A perda sanguínea por ciclo é de, em geral,  30 a 80 ml, porém, não existe uma maneira prática e objetiva de medir a quantidade de sangue, sendo preciso prestar atenção na quantidade de sangue e coágulos sanguíneos eliminados.
Se o sangue menstrual forma muitos coágulos, isto é, aqueles pedacinhos de sangue mais sólidos que saem, principalmente, no início do ciclo, provavelmente a perda sanguínea é maior que o normal. Basicamente, quanto mais coágulos expelidos, maior a perda.
Podemos separar o fluxo menstrual em três categorias: leve, moderado e intenso. Um ciclo leve normalmente tem um dia com um fluxo mais intenso (em geral, o primeiro ou segundo dia da menstruação) e outros dois mais leves. Para quem tem um fluxo menstrual de moderado a intenso, a quantidade de perda sanguínea não diminui com o passar dos dias, podendo manter-se intensa de 5 a 6 dias.

Rodrigo de Angelis, CRM:96086
Ginecologista e Obstetra
Atendimento: Medclin e Total Clínicas