Globe Química investe para ampliar a oferta de Insumos Farmacêuticos

Empresa anuncia investimento de cerca de R$ 14 milhões

Antonio Carlos Teixeira, Diretor Executivo (CEO) da Globe Química: empresa investe em modernidade

A Globe Química, indústria farmoquímica nacional voltada para a produção de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) complexos, anuncia a conclusão dos investimentos de cerca de R$ 14 milhões para obras de ampliação de sua planta industrial, instalada em Cosmópolis. O investimento permite à Globe aumentar sua capacidade de produção de 520 toneladas anuais de IFAs para 600 toneladas anuais. Entre os insumos fabricados pela Globe estão o sedativo cloridrato de midazolam e o opióide citrato de fentanila, para o tratamento da dor, que têm sido muito demandados para o tratamento de pacientes graves de Covid-19, que necessitam de intubação.
A Globe fornece matérias-primas para alguns dos maiores laboratórios farmacêuticos em operação no País e possui parceria estratégica com a Farmanguinhos no fornecimento de antirretrovirais. Entre os IFAs produzidos pela empresa estão também: diazepam, propanolol, carbonato de lítio, sibutramina, topiramato, lamivudina e imatinibe. “O Brasil, hoje, ainda é dependente da importação de insumos farmacêuticos ativos e estamos investindo constantemente para reduzir essa dependência”, explica Antonio Carlos Teixeira, Diretor Executivo (CEO) da Globe Química, por entendermos que a verticalização desta produção reduzirá o risco da falta de produtos no sistema de saúde do Brasil.
Além da ampliação da fábrica em Cosmópolis, a Globe ao adquirir, em 2018, a Alpha BR, empresa criada dentro do centro de inovação da Universidade de São Paulo (USP-Cietec), optou pelo caminho da pesquisa e desenvolvimento com o firme propósito de oferecer alternativas nacionais de insumos para a produção de medicamento no Brasil. “Desejamos ampliar a nossa participação no mercado farmacêutico privado. A Globe quer estar presente cada vez mais nos medicamentos consumidos no país”, ressalta Antonio Carlos Teixeira.
O executivo explica que a aquisição da Alpha BR e aproximação com a USP vão ao encontro de um dos pilares da companhia: a inovação. “Tomar um café na CIETEC é quase uma visita a uma feira de ciência devido às incríveis ideias que circulam no ambiente. A Alpha BR nos trouxe alguns produtos extremamente alinhados aos nossos objetivos e estamos trabalhando arduamente para promover, no menor tempo possível, a fusão das culturas, incorporando em cada ente a melhor parte do outro. Até o presente momento, os resultados superaram as expectativas”.
O conjunto de investimentos reafirma a missão da Globe Química de ser parte ativa e essencial para a segurança da continuidade do abastecimento farmacêutico no País. Viabilizará também a produção em Cosmópolis de novos insumos que hoje são importados. “Temos atualmente quatro projetos de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) na fase de conclusão e cinco projetos em estágio inicial de desenvolvimento. Em breve, estes produtos estarão disponíveis no Sistema Único de Saúde”, finaliza Antonio Carlos.
Na última sexta-feira, 09 de outubro, a Gazeta de Cosmópolis participou de uma live com o CEO Antonio Carlos. Dentre os assuntos já elencados na matéria descrita, o CEO disse algo muito importante sobre o município de Cosmópolis: “Cosmópolis é um polo do Brasil de empresas de farmoquímica”.