O Guarda Municipal Antonio Coelho Ferraz, 66 anos, que foi baleado na própria residência, no início da noite de sábado, 21 de fevereiro, não resistiu aos ferimentos e faleceu na tarde desta sexta-feira (6). Após ser atingido por um disparo, após uma tentativa de roubo na própria residência, o GM havia sido transferido para o Hospital das Clínicas da Unicamp, onde continuava internado, até falecer por infecção generalizada.
Ainda não há informações sobre o velório e o horário do enterro, que deve acontecer no Cemitério Municipal. O adolescente, principal suspeito de ter cometido o crime, foi apreendido no mesmo dia e foi transferido para uma instituição que abriga menores infratores.
Relembre o caso
No começo da noite de sábado (21), uma tentativa de roubo terminou com um guarda municipal baleado em sua própria residência, no bairro Andorinhas. Segundo boletim de ocorrência, um indivíduo chegou correndo a pé e, de posse de um revólver de cor preta, em frente a residência da vítima, disse que todos fossem para dentro. Estavam na residência o guarda municipal e a esposa.
Quando entravam na residência, a esposa da vítima saiu correndo para o fundo do quintal, na intenção de pedir ajuda, momento em que viu o marido entrando em luta corporal com o indivíduo. Na sequência, ela ouviu um disparo de arma de fogo e, ao voltar, viu o guarda municipal caído no chão. Após a luta corporal, o criminoso fugiu da casa sem levar nada.
O guarda municipal foi socorrido pelo resgate municipal até o pronto socorro local, onde foram efetuados os primeiros socorros. Em seguida, ele foi transferido para o HC da Unicamp. O estado de saúde do aposentado é considerado crítico. Na casa da vítima, foi acionada uma equipe do IC (Instituto de Criminalística) de Americana, que fez a perícia do local do crime, onde havia manchas de sangue. Foi localizado um projétil de arma de fogo na varanda, que foi entregue aos policiais militares e devidamente apreendido.
Logo após o ocorrido, uma denúncia anônima levou os policiais militares até uma residência na R. Luiz Vaz de Camões, no bairro Cidade Alta, onde lograram êxito em deter um adolescente infrator, de 17 anos, que estava escondido nos fundos da casa. Ele apresentava as mesmas características do indivíduo que efetuou o disparo na vitima.
Ainda na casa onde o adolescente foi encontrado, a equipe do I.C., que fez a perícia no local do crime, também efetuou o exame resíduo gráfico no adolescente para constatar se havia pólvora nas mãos dele. O adolescente infrator foi levado até a delegacia de Cosmópolis, onde foi reconhecido.
O delegado de plantão, Dr. Fernando Fincatti Periolo, deliberou pela apreensão do adolescente infrator, uma vez que entendeu ter ocorrido, em tese, um latrocínio tentado. O adolescente será mantido em cela separada de maiores de idade. O delegado também solicitou o início das investigações. A arma de fogo utilizada no crime, até o momento de fechamento desta matéria, não havia sido localizada.