GM Soares salva bebê de 7 meses que estava engasgada

Após fazer a manobra de Heimlich, em questão de segundos, a criança chorou e começou a tossir

Na noite de terça-feira (09), por volta de 22h30, o GM Soares salvou a vida de uma menina, de 7 meses, que estava engasgada com leite materno. Ele efetuou a manobra de Heimlich com muita maestria, rapidez e grande profissionalismo, quando a criança já estava cianótica (coloração azulada na pele, nos lábios e unhas, causada por uma escassez de oxigênio no sangue) e sem movimentos respiratórios.

O GM Soares estava a trabalho como sentinela na Base Operacional da Polícia Municipal, na Rua Otto Herbst, quando ouviu algumas mulheres do lado de fora, gritando por socorro e balançando o portão.

Segundo ele, “percebi que a situação era séria. Me dirigi ao portão e perguntei o que estava acontecendo. Elas gritaram que estavam com uma criança engasgada nos braços. Eu abri o portão rapidamente e elas já vieram correndo ao meu encontro. Peguei a criança, coloquei no joelho, com a mão embaixo do peito dela, e fiz o procedimento da Manobra de Heimlich, utilizada no caso de engasgamento total das vias respiratórias. Em questão de segundos, a criança chorou e começou a tossir. Aí percebi que as vias respiratórias já estavam desobstruídas.

Entreguei a criança para a mãe já respirando e tranquilizei a família, que estava apreensiva. Ela foi encaminhada ao Pronto Atendimento para fazer uma avaliação médica. Mais tarde, quando voltaram do hospital, passaram pela Guarda e me chamaram para agradecer.

Graças a Deus, deu tudo certo com a criança de 7 meses. Foi uma sensação muito boa poder ajudar”.

Na quarta-feira (09), a equipe noturna, composta pelos GMs Martins, Ribeiro, Ferreira e Molinari, se deslocou até a residência da família para verificar o estado de saúde da menina, que está super bem.

“A família está muito agradecida e mais aliviada. Agradecemos imensamente pelo empenho do GM Soares, que salvou a vida dessa criança”, disse a avó, Sra. Imaculada  Pereira.

*Matéria atualizada às 14h37 de quinta-feira, 10/03/2022.

Fotos: Gazeta de Cosmópolis/TV Jaguari | Polícia Municipal