GM troca de Comandante e passa a adotar o nome Polícia Municipal

Em cerimônia realizada na tarde de terça-feira (3), na Sede da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, ocorreu a troca do comando da Guarda Municipal de Cosmópolis.Toda a tropa da GM foi convocada para participar da cerimônia.

Também durante a cerimônia, os Guardas foram informados, oficialmente, sobre o início da utilização do nome ‘Polícia Municipal’ pela Corporação.

Quem estava na função de comandante da Guarda Municipal, desde o começo de 2017, era o GM Reinaldo Falcão. Agora, quem assume o comando é o GM Reginaldo Risonho, que está na Guarda Municipal há 25 anos.

O Secretário de Segurança Pública e Trânsito, Carlos Cavagnini, conduziu a cerimônia e comunicou a troca de comando aos Guardas.

Cavagnini agradeceu o GM Falcão pela dedicação demonstrada durante o período em que comandou a tropa. “Agradeço ao Falcão, que sempre mostrou compromisso e dedicação durante todo o tempo que esteve à frente do comando da GM. Independente do dia e da hora, ele sempre esteve disposto a atender ao chamado”, disse Cavagnini.

Falcão também recebeu um certificado de ‘Elogio Individual’, agradecendo pelos serviços prestados durante o tempo que comandou a tropa.

O certificado foi assinado pelo Secretário Cavagnini e também pelo Sub-Secretário, Willian Paula, e pelo Diretor da GM, Matheus Santos. Em um dos trechos do certificado estava escrito que: “Seremos eternamente gratos pelos incansáveis serviços prestados ao cumprimento de seu dever, demonstrando sempre grande dedicação e amor ao trabalho, ações essas que sempre serão lembradas pelos seus companheiros e reconhecidas pela sociedade cosmopolense”.

Após receber o certificado, Falcão agradeceu e falou aos presentes. “Sempre trabalhei pensando na segurança e no bem de todos. Para que todos voltem para casa e para sua família em segurança e salvos no fim do dia”.

Também foi apresentado o GM Reginaldo Risonho como novo Comandante. Reginaldo também é o Coordenador da Defesa Civil, sendo reconhecido pelo trabalho à frente do órgão. Agora, Reginaldo irá responder pelo comando da Guarda Municipal e também pela direção da Defesa Civil.

 

Polícia Municipal

Foi anunciada, de forma oficial, a adoção do nome Polícia Municipal a partir de agora pela Corporação.

Através de um decreto, assinado pelo Prefeito Eng. José Pivatto, a Guarda Municipal de Cosmópolis foi autorizada a utilizar o termo “Polícia Municipal”, nas viaturas, no uniforme e no brasão da Corporação.

Questionado sobre a mudança, Cavagnini disse que “isso vem para reforçar o trabalho que já é realizado pela Corporação. Nós já atuamos como polícia, em diversas atividades, autorizados pela Lei Federal 13022/2014”.

Em dados divulgados pela Secretaria de Segurança, a Guarda Municipal de Cosmópolis atendeu mais de 2.230 ocorrências em 2017. Desse total, 30 ocorrências foram de flagrantes consumados. Também foram realizadas outras operações em diversas áreas do município. (Quadro ao lado)

A adoção do nome Polícia Municipal vem sendo feita por Guardas Municipais da região. A primeira cidade da região foi Santo Antonio de Posse, sendo seguida por outras corporações de cidades vizinhas.

Artur Nogueira também passou a utilizar o termo Polícia Municipal desde o último ano.