Governo coloca freio em concurso público

O governo vai apertar as regras para todos os órgãos que pedirem ao Ministério da Economia a abertura de novos concursos públicos, além de cortar 21 mil cargos, comissões e funções gratificadas.
Quanto a concursos públicos, será publicado no “Diário Oficial” da União ainda este mês novas regras: Antes de pedir novos concursos de servidores, os órgãos terão de cumprir uma lista de exigências – como digitalizar 100% dos serviços que podem ser oferecidos pela internet, converter os processos administrativos que estão ainda em papel para o formato eletrônico e rever as políticas de cessão de pessoas para outros ministérios, Estados e municípios
Outra medida prevista no decreto é que todos os órgãos façam uma descrição do trabalho de cada cargo para evitar “vagas genéricas”. As novas regras deverão valer, inclusive, para os concursos que já estão “correndo”, como os das Polícias Federal e Rodoviária Federal. Para testar o modelo de corte a ser implementado, o Ministério da Economia já deu o pontapé inicial com a redução de 3 mil cargos e funções que gerou uma economia de R$ 43 milhões por ano.
Será feita uma redução dos níveis hierárquicos, sem prejudicar o funcionamento dos órgãos. “Havia áreas com até seis níveis de chefia”, afirmou a Secretaria do Governo.