Governo de SP abre mais de 4 mil vagas do programa Novotec Integrado na região de Campinas

São mais de 23 mil vagas em todo o estado para 9 opções gratuitas de cursos técnicos que garantem, ao final dos três anos, o diploma de conclusão do médio com habilitação em área técnica para os alunos da rede estadual paulista

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria de Educação e o Centro Paula Souza, está com 4.160 vagas na região deCampinas para cursos técnicos gratuitos do programa Novotec Integrado, modalidade que permite que os estudantes cursem o ensino médio integrado ao técnico na mesma escola e no mesmo turno. No total, 241 municípios das 16 regiões administrativas do estado receberão turmas do programa. Essa é a maior expansão do ensino técnico integrado ao médio da história de São Paulo.

Na região serão ofertados os cursos de Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Guia de Turismo, Informática para internet, Logística, Marketing,Recursos Humanos e Serviços Jurídicos. No total, 41cidades foram contempladas, entre elas: Aguaí, Águas da Prata, Águas de São Pedro, Americana, Araras, Artur Nogueira, Bragança Paulista, Campinas, Campo Limpo Paulista, Casa Branca, Cordeirópolis, Cosmópolis, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itapira, Itatiba, Jundiaí, Limeira, Lindóia, Mococa, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Monte Alegre do Sul, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Piracicaba, Rio Claro, Santa Barbara D’oeste, Santo Antônio de Posse, São João da Boa Vista, São Josédo Rio Pardo, São Pedro, São Sebastiao da Grama, Serra Negra, Sumaré, Tambaú, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo.

Os cursos escolhidos para cada região foram definidos em conjunto com as escolas estaduais e Etecs e contemplam o interesse dos estudantes e as demandas do mercado de trabalho. Estão divididos nos eixos de gestão, tecnologia da informação e hospitalidade.

O programa Novotec é voltado aos estudantes do ensino médio na rede pública e oferece cursos técnicos e de qualificação profissional para conectar essa etapa da educação com o mercado de trabalho. Os cursos do Novotec Integrado se iniciam no ano letivo de 2021, seguindo o calendário da Secretaria de Educação. A duração é de 3 anos, com conclusão no final de 2023.

Nesta modalidade os jovens fazem as disciplinas acadêmicas com professores da Secretaria de Educação e a carga horária técnica com professores do Centro Paula Souza ou de outros fornecedores de ensino profissionalizante contratados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. As aulas ocorrerão na mesma escola que a parte acadêmica de formação básica. O Centro Paula Souza, autarquia que faz a gestão das Etecs e Fatecs, é o responsável por elaborar os planos de curso de todas as turmas.

Como se inscrever

Estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede estadual, municipal e privada podem se inscrever gratuitamente nos cursos. Não há prova de vestibulinho para essa modalidade.

Para participar, o aluno deve demonstrar interesse no ato da rematrícula da Secretaria de Educação, que acontece na própria escola, no aplicativo Minha Escola SP ou no site da Secretaria Escolar Digital.

O período de interesse foi dividido em duas etapas: os alunos que hoje já estão na rede estadual e municipal devem se inscrever até o dia 16 de outubro. Já para os estudantes que, atualmente, estudam na rede privada, o período de inscrição será até 30 de outubro. A preferência pelas vagas será dada aos estudantes que residem mais próximo das unidades escolares que receberão o Novotec Integrado.

As regiões contempladas e outras informações sobre o Novotec Integrado estão disponíveis no link  http://www.novotec.sp.gov.br/Curso/Modalidade/NovotecIntegrado.

Novotec

O Novotec é um programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Centro Paula Souza e a Secretaria de Educação, que oferece cursos de habilitação técnica e de qualificação profissional aos jovens estudantes do ensino médio da rede estadual, alinhado com as demandas do mercado de trabalho.

O Centro Paula Souza é hoje a instituição que ministra os cursos e certifica os estudantes. O objetivo é expandir o acesso à Educação Profissional e Técnica (EPT) para os estudantes do Ensino Médio, com cursos gratuitos e com a integração da EPT com o Ensino Médio, possibilitando novas opções de futuro para os jovens e facilitando a inserção no mercado de trabalho e geração de renda.