Governo de SP disponibilizará 20 mil vagas para cursos de qualificação profissional com bolsa-auxílio do Via Rápida

Mais de 3.400 vagas já estão abertas em74 municípios com bolsa única de R$ 210, como ajuda de custo durante a realização do curso

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia,disponibilizará20 mil vagas para cursos gratuitosde qualificação profissionalcom bolsa-auxílio do programa Via Rápida, em diversas áreas,já nos meses de março e abril. Os cursos são de curta duração e com opções de aulas ao vivo, no modelo de Ensino à Distância (EAD), mediado por tecnologia. As inscriçõesjá estão abertas e podem ser realizadas pelo site www.cursosviarapida.sp.gov.br até o dia 14 de março.

 

Mais de 3.400 vagas já estão disponíveis em 74 municípios,nas seguintes regiões: Araçatuba, Campinas, Franca, Itapeva, Marilia, Presidente Prudente, Região Central, Região Metropolitana de São Paulo, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

 

A primeira etapa de turmas inclui cursos em diversas áreas, especialmente de gestão, vendas,tecnologia,gastronomiae setor têxtil. Entre as oportunidades com o maior número de vagas estão: assistente administrativo, técnica de vendas, auxiliar de logística e corte e costura.Podem se inscrever pessoas que tenham idade mínima de 16 anos, alfabetizados e domiciliadas no Estado de São Paulo. Caso o número de inscritos seja superior, serão priorizadas as pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência.

 

As demais vagas serão disponibilizadasem mais duas etapas até o final de abril.As inscrições para estas novas vagas estão previstas para iniciarnos dias 17 de março e 15 de abril, com prazo de inscrições até 29 de março e 27 de abril, respectivamente.

 

A convocação dos candidatos selecionados ocorrerá por e-mail.As aulas da primeira leva de turmas têm previsão de início para o final do mês de março.O início das aulas das turmas presenciais está condicionado à evolução para as fases laranja ou amarela do Plano São Paulo nas respectivas regiões.Para receber o certificado, o aluno deve ter aomenos75% de presença nas aulas.

 

Sobre a Bolsa-Auxílio

Os estudantes matriculados a partir de março nos cursos de qualificação do programa Via Rápida receberão uma bolsa única de R$ 210 para ajuda em suas despesas durante a realização do curso. O auxílio será disponibilizado aos alunos que cumpram os requisitos e que tenham frequentadoos 10 dias de aula.

 

O pagamento será feito por meio de código bancário, que o estudante usará para sacar em caixas eletrônicos do Banco do Brasil e da Rede 24 horas. O recurso valerá também para os cursos de 60 a 160 horas do SP Tech e SP Criativo e fica disponível por 30 dias após a comunicação oficial por e-mail de que o valor está disponível. Até o final de 2021, serão ofertadas 30 mil vagas de qualificação profissional com bolsa-auxílio.

 

Para receber a bolsa-auxílio, além de ser desempregado e estar frequente no curso, o estudante não pode estar recebendo seguro-desemprego ou outros auxílios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

 

Sobre o Via Rápida

O Via Rápida oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para jovens e adultos em busca de melhores oportunidades de emprego e geração de renda. Os cursos são oferecidos de acordo com o mercado de trabalho de cada região em parceria com os municípios, por meio do Centro Paula Souza e Senac.

Serviço:

Inscrições: entre 04 a 14 de março

Onde: www.cursosviarapida.sp.gov.br

 

Assessoria de Imprensa

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

imprensa@sde.sp.gov.br