Governo do estado de São Paulo não manda mais aviso pelo correio

Proprietários de veículos no estado de São Paulo devem ficar atentos à cobrança do IPVA 2019, visto que, neste ano, o governo do estado não enviará boleto ou notificação por carta. Será o segundo ano seguido em que não haverá envio de aviso em papel.
O calendário de pagamento do IPVA para carros e motos começa em 9 de janeiro e vai até 22 de março.
Como consultar
Para consultar os valores, datas de vencimento e condições de pagamento, os donos de veículos devem acessar o site da Secretaria da Fazenda.
É necessário informar o Renavam (que consta do documento de licenciamento do veículo) e a placa do veículo. Outra opção é procurar os bancos (em agências, caixas eletrônicos, sites e aplicativos) ou casas lotéricas com o número do Renavam.
Como pagar
Os donos de veículos podem pagar o imposto em uma parcela única no mês de janeiro com desconto de 3% ou uma parcela única em fevereiro, sem desconto. Outra opção é pagar o imposto em 3 parcelas. Neste caso, o pagamento segue um calendário que muda conforme o final da placa do carro.
Para fazer o pagamento, o dono do veículo pode ir a uma agência bancária credenciada com o número do Renavam. Também é possível pagar o imposto nos caixas eletrônicos, pela internet ou aplicativo, via débito agendado ou por outros canais oferecidos pelos bancos.
Calendário de Pagamento: (de acordo com final da placa)
Final 1 – 9 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 11 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 11 de março (terceira parcela).
Final 2 – 10 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 12 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 12 de março (terceira parcela).
Final 3 – 11 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 13 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 13 de março (terceira parcela)
Final 4 – 14 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 14 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 14 de março (terceira parcela).
Final 5 – 15 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 15 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 15 de março (terceira parcela)
Final 6 – 16 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 18 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 18 de março (terceira parcela)
Final 7 – 17 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 19 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 19 de março (terceira parcela)
Final 8 – 18 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 20 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 20 de março (terceira parcela)
Final 9 – 21 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 21 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 21 de março (terceira parcela).
Final 0 – 22 de janeiro (primeira parcela ou à vista com desconto), 22 de fevereiro (segunda parcela ou à vista sem desconto), 22 de março (terceira parcela)

Esqueceu de pagar?
Caso o dono do veículo perca o prazo para pagar a primeira parcela, o pagamento só poderá ser feito nas agências bancárias, com multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic.
Se a dívida passar de 60 dias, o percentual da multa é fixado em 20% do valor do IPVA. Permanecendo a inadimplência, o proprietário fica impossibilitado de fazer o licenciamento do veículo, além de ter o nome sujo